Portos receberão R$ 32 bilhões em cinco anos

Mais investimento e menos burocracia.

Essa é a previsão do futuro dos portos brasileiros segundo o ministro da Secretaria de Portos (SEP) do Governo Federal, Pedro Brito. Durante o programa de rádio Bom Dia Ministro, transmitido na manhã dessa quinta-feira (2), ele afirmou que nos próximos cinco anos os portos receberão R$ 32 bilhões em investimentos da iniciativa privada.





Além disso, até o final de 2011 o projeto desburocratização Porto sem Papel já estará totalmente implementado nos portos de Vitória, Santos e Rio de Janeiro, segundo Brito. O projeto prevê que os dados dos navios sejam transmitidos a 20 milhas da costa brasileira por meio de uma janela informatizada para que todos os órgãos de fiscalização tenham acesso. Com isso, a SEP espera reduzir de cinco para um dia e meio o tempo de liberação dos navios e aumentar a rotatividade das embarcações. “Reduz a burocracia e custos e dá mais segurança do ponto de vista do combate aos ilícitos, como também da pirataria”, avaliou.

Durante a entrevista, o ministro falou também da importância dos investimentos em logística. “Sabemos que a produtividade da economia depende em larga escala da eficiência logística e não estamos falando só dos portos, mas de rodovias, ferrovias, hidrovias, que fazem parte dessa rede”, assegurou. Segundo ele, o investimento nos acessos portuários é outra prioridade do governo. “Temos que mudar a matriz de transporte do Brasil e usar cada vez mais em hidrovias e em Ferrovias"


Fonte :sistemacnt.org.br

Comentários