Warren Buffett – Ensinamentos de um líder

Fazia tempo que não via algo estimulante, interessante e não sensacionalista no Fantástico.

Digo até que valeu a pena o tempo sentado diante do sofá (coisa que há tempos não fazia). Mas não é para menos. Lembrei-me de quando estava ainda no primário, a tia contando histórias e nós lá, entretidos, sem piscar, atentos a cada palavra. Bem, esta foi a sensação que tive ao sentar para ver a reportagem sobre Warren Buffett passada ontem no Fantástico.
Post image of Warren Buffett – Ensinamentos de um líder












E “motivado pela motivação” de meu amigo Buffett veio este artigo sobre os seus “grandes segredos”, nem tão secretos assim. Porém para terem efeito, necessitam fazer parte de nossos valores, estar enraizados em nosso ser, de tal forma que sem o menor esforço os externemos. Agora chega de introdução e vamos ao que interessa?

Os 3 Grandes Segredos de Warren Buffett
1. Saber lidar com as pessoas: Chamar todos pelo primeiro nome, incentivar mais as pessoas, um elogio vale ouro.
Até virou meio que rotina eu falar de sentimentos aqui no blog, mas não há como fugir disso. Somos humanos e estes sentimentos são latentes. Ao menor estímulo estes sentimentos aumentam, se escondem, se transformam. E nada mais importante que entender estes sentimentos para aprender a lidar com as pessoas.
O engraçado é que vejo muita gente se gabando por manter um bom network, ter inúmeros de contatos, ser aquele “pop star” escondido no meio dos “reles mortais”. Mas isto não passa de fazer sala. Quantidade não é e nunca será qualidade. Lembre-se: muito mais vale um servo fiel do que uma multidão de seguidores, que no primeiro tropeço lhe deixará só. E o seu mais fiel servo é sua consciência. Nunca a deixe lhe abandonar.
Saber lidar com os outros é aprender a lidar com você mesmo. Faça uma viagem mente adentro e aprenda a se conhecer. Gostaria de ser tratado como somente mais um? Gostaria que todo seu esforço fosse em vão e não fosse reconhecido? Acredito que não. Pois desta mesma forma os outros querem este feedback constante de nós. O menor gesto pode lhe abrir portas que não imagina. Mas não seja “o gente boa” por interesse, seja por isto estar dentro de seu coração. Faça estas características criarem raízes em você e verá naturalmente sua rede de influências, seu networking e seus “servos fiéis” aumentarem. Premissa básica: zele pelo bem do próximo que certamente todos eles zelarão pelo seu bem .
2. Nunca faça dívidas: Quem é esperto, não precisa de empréstimo. Quem não é, não pode nem chegar perto de um.
Meio direto e reto este ponto não? O mais importante aqui que quero destacar não é simplesmente o fato de pegar ou não dinheiro emprestado para algum empreendimento (seja pessoal ou profissional), mas o comodismo pelo qual nos deixamos tomar conta e fazemos pelo jeito mais fácil. Pois é. Existe um lado ruim em toda esta tecnologia, recursos e acessibilidade. Acabamos optando pelo mais fácil simplesmente por estar ao nosso alcance e/ou dizem ser o certo. E junto com este comodismo lá se vai a nossa criatividade e autenticidade. Lentamente nos tornamos apenas mais um na sociedade.
Não deixe que as circunstâncias lhes digam o que fazer, mas imponha sua vontade sobre elas. Dispense energia em busca de uma nova solução, tente remontar o quebra cabeça de forma diferente. Mova-se. Dinamize. Não se dobre diante das limitações, pois estes já nasceram fadadas a serem superadas. Agora o como, quando e onde depende de você.
É bem verdade que de grão em grão a galinha enche o papo, mas quantos grãos ela consegue degustar depende totalmente de sua experiência e vivência. Só assim estes grãos se multiplicarão.
3. No amor ou nos negócios, não dê bola para a opinião dos outros.
Amor e negócios se completam, ou deveriam. Apaixone-se pelo seu negócio/emprego e defenda-os com unhas e dentes. Os outros, são só os outros.
Saiba filtrar tudo aquilo que é construtivo, tudo que irá somar às suas qualidades e que vai anular/reduzir suas fraquezas. Não deixe sua vida se transformar em mera existência que não será lembrada. Mostre a força dessa nova geração e seja ousado. Críticas sempre existirão. Cabe a nós ter o discernimento necessário para discriminar cada uma delas.
Você é o que você é e não o que dizem!
E isto, nunca vai mudar.
Apreciem sem moderação!!!


Fonte : http://ynovacao.com.br

Comentários