Brasil se torna o 20º maior importador do mundo

Só nos últimos cinco anos, o país registrou a maior expansão de importações entre as principais economias, e mais que dobrou o volume de produtos estrangeiros no mercado interno
O Brasil se tornou, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o 20º maior importador do mundo. Só nos últimos cinco anos, o país registrou a maior expansão de importações entre as principais economias, e mais que dobrou esse volume. Hoje, o percentual da participação brasileira na importação mundial é de 1,3% - há apenas sete anos ele estava em 0,7%. A conquista é resultado do real valorizado e da expansão do consumo doméstico. 

Nem a China registrou níveis tão elevados quanto os brasileiros. Segundo a OMC, em 2010 o país atingiu o maior crescimento mundial na importação de serviços, e os gastos no exterior aumentaram em 51%. Esse cenário levou o Brasil de volta ao patamar de 1970, quando as compras brasileiras representavam 1,2% da importação internacional. A taxa atual só é inferior ao período do pós-Segunda Guerra Mundial, quando o país ainda era obrigado a importar praticamente tudo devido à precariedade da indústria nacional. 

O salto brasileiro foi tão expressivo que em apenas um ano, de 2009 para 2010, a participação na importação mundial passou de 1,1% para 1,3%. Apesar de o número parecer pequeno, isso significou um aumento de 43% nas importações de produtos no ano passado - o terceiro índice mais elevado entre as maiores economias do mundo e duas vezes mais que a média mundial. Nem mesmo os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) registraram tamanha invasão de produtos importados. 

Para a OMC, o fato pode ser explicado pela valorização de 15% no ano do real, o que tornou os produtos estrangeiros mais baratos, e pela expansão da economia brasileira, que aumentou o consumo no país e também possibilitou que as empresas nacionais importassem mais máquinas e equipamentos.



Fonte:http://revistaepoca.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários