Mais home e menos office

Grande parte das Startups começam nas casas de seus empreendedores e isso não acontece por acaso.
Para que pagar aluguel quando, muitas vezes, tudo o que você precisa para gerir o seu negócio é um computador, um telefone e uma conexão com a internet? Encontros com clientes ou reuniões com fornecedores podem acontecer em espaços de co-working, ou então até mesmo através de serviços como o Google Voice e o Skype..

É sobre isso que fala o artigo Bulding Your Dream Company From Home, da INC., que defende, inclusive, que trabalhar em casa gera menos distrações que trabalhar em um escritório, onde você não pode prever nem se prevenir de algumas interrupções. Jason Fried, fundador da 37Signals e colunista da própria INC. explica que passou 10 anos perguntando às pessoas qual o lugar para onde elas vão quando precisam terminar suas coisas. Entre as mais variadas respostas como um café, ou a varanda, ou a cozinha, ninguém jamais respondeu que ia para o escritório.
Alguns empreendedores admitem que existe ainda um certo preconceito com quem trabalha em casa, por  faltar às vezes um ar de seriedade à ideia. Por aqui, já demos algumas dicas de como organizar bem seu home office e não cair em armadilhas, mas se a afirmação trazida pelo artigo – que a maioria das pessoas trabalha melhor de casa – for verdade, quem sabe em um futuro não tão próximo, o preconceito vai recair em cima de escritórios e não de home offices? Fico imaginando empregadores olhando torto para funcionários que aparecem no escritório, com cara de culpados por estarem mostrando que são pessoas com baixo nível de organização e concentração e que, ainda por cima, geram um custo maior para a empresa que precisa prover sua estrutura de trabalho. Ok, pode ser um sonho distante, mas concordo com Fried quando ele diz que o trabalho não é feito no trabalho. Pelo menos não necessariamente.

Postar um comentário

0 Comentários