Medo de voar e cair?


Outro dia alguém me falou que para empreender era preciso saber lidar, ao mesmo tempo, com o prazer de voar e o medo de cair. Concordei e fiquei então pensando em riscos.

Em qualquer projeto de negócios lidamos com riscos e compreendê-los é tarefa do empreendedor. Acho interessante uma linha de pensamento que diz que os empreendedores não são jogadores da sorte, pelo contrário, somente jogam quando têm uma boa chance de ganhar. Correm riscos calculados. Claro, quanto mais informação, melhores condições para uma boa tomada de decisão, não é? E para isso a busca de informações e o desenvolvimento da interpretação sistêmica são atitudes fundamentais.
Mas e quando estamos tratando de projetos inovadores, nos quais a incerteza é naturalmente maior? Bem, intuitivamente o risco de errar também é maior.  Esta consciência por si só já é importante na apresentação do projeto para potenciais investidores. Entretanto, tenho observado casos nos quais as incertezas do projeto são substituídas por afirmações super otimistas baseadas em dados genéricos com algumas pitadas de auto-engano ou ilusão, que acabam fragilizando a argumentação do que seria um potencial empreendimento a receber investimentos.
Se você está desenvolvendo ou buscando investidores para um projeto inovador, a dica é sonhar sim, acreditar sim, pensar grande sim, ter entusiasmo sim, mas manter os pés no chão para construir boas argumentações, com senso de realidade e viabilidade, mesmo que a incerteza se traduza na constatação de riscos.
Aí então é a hora de decidir: o vôo começa ou não?

Postar um comentário

0 Comentários