Campos espera movimentar R$ 1 bi em negócios no inverno


Comércio local e estabelecimentos sazonais dão a largada à temporada no feriado e já começam a contratar temporários

Mais de R$ 1 bilhão devem ser gastos pelos 700 mil turistas que terão Campos do Jordão como destino nesta temporada de inverno.


O cálculo é do Convention & Visitors Bureau da cidade, que projeta um gasto de R$ 600 diários por turista. 

“Esse é um valor levando em conta hospedagem, alimentação e outras despesas”, explica a gestora executiva do Convention, Roselaine Dantas.

O início oficial da temporada de inverno acontece no feriado de Corpus Christi, no dia 22 de junho, e vai até o dia 31 de julho, mas a queda na temperatura e o mercado aquecido fazem com que a cidade já receba bom público nos finais de semana.

Os comerciantes aguardam uma temporada de inverno de 15% a 20% melhor que a do ano passado, uma crescente que vem sendo obtida ano após ano. “Estamos projetando esse aumento com base no movimento atual da cidade. Nos finais de semana, os hotéis já registram de 85% a 90% de ocupação”, afirma Paulo Cesar Costa, diretor do Sinhores (Sindicato dos Hotéis e Restaurantes) de Campos do Jordão.

Oportunidade. O crescimento no movimento da cidade começou na segunda metade de maio e muitos estabelecimentos já aproveitam para contratar funcionários temporários. “Em média, o comércio aumenta seu quadro de funcionários em até 20%. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da cidade sempre recebe pedidos do comércio para o preenchimento de vagas e pode ser uma opção para quem está desempregado”, completa Costa.

As vagas mais procuradas pelo comércio são de vendedoras, ajudantes de cozinha, barmen, garçons e camareiras.

Atrativo. O movimento de 700 mil pessoas durante a temporada atrai o investimento por parte de empresas de fora da cidade. São bares, restaurantes, lojas de roupa e casas noturnas que aproveitam o fluxo de turistas para se instalarem em Campos. Um desses estabelecimentos é o bar Fire Up, da empresa paulistana Deep, que pela quarta sobe a Serra da Mantiqueira. 

“Esperamos um crescimento de 25% em relação à temporada de 2010. Investir em Campos é sinônimo de sucesso”, disse Carlos Eduardo Rachid, um dos sócios da Deep.

Outro atrativo que chega para a temporada é o Market Plaza, que estará pela 16ª vez na cidade. No ano passado, o shopping sazonal que reúne lojas de grifes famosas, praça de alimentação e entretenimento recebeu a visita de 361 mil visitantes. “Em 2011, traremos atrações e lojas que farão com que esse número aumente 
consideravelmente. Consequentemente, as marcas presentes contarão com muito mais visibilidade”, afirma o organizador do Market Plaza, João Doria Júnior.

Negócios. Segundo a gestora executiva do Convention Bureau&Visitors, para que uma empresa se instale na cidade, há um custo que fica entre R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo do porte do estabelecimento. 

Música. O Festival de Inverno, que traz atrações como música erudita e programação cultural para a cidade, foi encurtado e vai de 1º a 23 de julho.

Ocupação antecipada surpreende empresários

Campos do Jordão

O setor de hospedagem de Campos do Jordão conta com 180 estabelecimentos. São 10 mil opções de leitos para os turistas. Os mais procurados são os localizados no centro turístico do bairro Capivari, mas é bom correr para garantir uma vaga.

“Para o Corpus Christi, não tenho mais vagas”, afirma Cecilia Gallon, proprietária do hotel Chateau, no centro de Capivari. Ela conta que a expectativa de movimento é maior em relação ao ano passado pelo movimento fora da temporada de inverno. “O movimento em abril já foi muito bom. A Páscoa superou as expectativas e tivemos alguns congressos muito bons”, completa Cecilia. 

Segundo o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes da cidade, a ocupação nos hotéis deve ser de 100% nos finais de semana e de 70% e 80% entre segunda e quinta-feira. 

Comida. O setor de bares e restaurantes contabiliza 160 opções. No Capivari, a capacidade é para 5.000 clientes


Fonte : ovale.com.br

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