Para muitos, o ano começa depois do Carnaval
Como o Brasil é conhecido pelo seu carnaval, o sentimento de que o ano de fato só começa depois de tal feriado é quase absoluto. Gostando ou não da festa, devemos reconhecer as proporções do evento, principalmente nos estados onde é mais festejado. Nesse contexto, é possível observar um aspecto corporativo muito sutil e que nós, enquanto profissionais, não damos a importância merecida: a comunicação.Dessa experiência podemos tirar algumas lições para o meio corporativo:
- Clareza na comunicação – Quando o canal entre o emissor e o receptor da comunicação está desobstruído, a informação chega plenamente. A preocupação com as interferências no processo é de suma importância e, caso seja impossível um canal livre de obstruções, uma comunicação complementar pode auxiliar nesse processo. A fala acompanhada de gestos ou mesmo um e-mail acompanhado de uma ligação telefônica são bons exemplos.
- Simplicidade no comunicar – A informação objetiva é entendida com maior agilidade. Não é necessário ser prolixo, nem estender o contexto do assunto.
- Adequação ao receptor – Não dá pra combinar um formato para cada pessoa com quem se deseja comunicar, como nas escolas de samba, mas dá para adequar a comunicação ao receptor da mensagem. Compare a linguagem que você usa com um amigo e com o presidente da empresa em que trabalha.
Muitos dos problemas empresariais poderiam ter sido evitados através de uma comunicação simples e objetiva. O mais interessante é que há mais de 2000 anos, Sun Tzu já trouxe o tema à luz no livro A Arte da Guerra: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos, tudo é questão de sinais”. Isso só mostra o quanto a Humanidade caminha lentamente. Ainda estamos muito longe de fazer bem o que já fazemos a muito tempo: se comunicar.
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