Porto volta a operar com carros

Terminal de S. Sebastião movimenta 4.500 unidades, das quais 3.000 embarcadas para a Argentina; obras garantem retomada
Porto de São SebastiãoMarco Antonio Gonçalves
Especial para O Vale

Depois de três anos, o Porto de São Sebastião voltou a receber veículos. Ontem foram movimentados cerca de 4.500 carros no porto.

Ontem, o volume de exportação foi maior que o de importação. 3.000 veículos saíram do litoral brasileiro rumo a Argentina. O dobro do número de carros que chegou do exterior, também da Argentina.

Foram embarcados no navio Grande Espagna, da armadora Grimaldi, 2.000 carros da Volkswagen, fabricados em Taubaté, e 1.000 vieram da fábrica mineira da Fiat, em Betim. Também houve o desembarque de 1.500 carros argentinos da Fiat. As atividades com veículos estava parada no porto São Sebastião devido à falta de pátio para de armazenagem dos carros. As montadoras usavam outros portos, como o de Santos.

Em 2006, o porto do Litoral Norte chegou a movimentar 18.649 toneladas em veículos. Em 2008, quando foi paralisada a atividade, o porto movimentou apenas 8.862 toneladas. Depois dessa queda na movimentação, foi feita a obra de ampliação.

Ampliação. A Companhia Docas de São Sebastião, que administra o porto e é vinculada a Secretaria de Estado de Transportes, investiu na recuperação dos pátios e ampliou o espaço para se fazer a logística do embarque e desembarque de veículos.
Com a volta das operações, a Volkswagen deve levar ao porto pelo menos 500 carros por dia.

Segundo uma das operadores do porto, dependendo do fluxo das montadoras, serão pelo menos dois navios partindo por mês de São Sebastião carregados de veículos.

O PORTO
movimento
O Porto de São Sebastião tem uma configuração natural que o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo. Seu movimento anual fica de 400 mil toneladas.

importação
Os principais produtos de importação: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço.

exportação
Os principais produtos exportados são: veículos, virtualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais.

Fonte: ovale.com.br

Postar um comentário

0 Comentários