"São José tem tudo para dar esse salto"


Entrevista de OZIRES SILVA - Fundador da Embraer

Qual a importância de São José ter hoje um novo aeroporto?São José dos Campos conseguiu desenvolver uma espécie de vocação aviatória. A Embraer acabou se transformando na terceira maior fabricantes de jatos comerciais do mundo e, nessa condição, todos os fornecedores mundiais passam por São José, que virou uma cidade aeronáutica conhecida no mundo inteiro. Qualquer cidade do Brasil gostaria de ter uma base para lançamento de novos negócios nessa direção. Na cabeça de qualquer pessoa que imagine empreender alguma coisa, é impossível não pensar que essa cidade é absolutamente diferente das outras. Um passo nessa direção seria ter um aeroporto. Mas um aeroporto que abrigue não só o trafego aéreo em si, como passageiros e cargas, mas que também sedie uma feira aeronáutica que possa ser a maior do hemisfério sul. São José é uma cidade conhecida no mundo todo e nós não podemos dormir em cima desses louros.
Qual modelo o senhor acredita ser ideal para o novo terminal? Um aerotrópolis, soma de metrópole com aeroporto. Fazer um aeroporto que contenha todas as características que possam aproveitar esses passos que foram dados no passado que atingiram o êxito que nós temos hoje. Um aeroporto que seja uma espécie de cidade, com feira aeronáutica, todos os serviços de manutenção e revisão de aeronaves. São José está no cone leste de São Paulo, pode absorver todo a demanda do cone leste de São Paulo e do Vale do Paraíba.
Esse modelo de aeroporto seria diferente do que existe hoje? É algo completamente diferente e eu diria novo no Brasil porque se baseia em novas bases que só São José oferece. Quais outras cidades brasileiras têm essas características aeroportuárias? Próxima do maior centro consumidor do país que é São Paulo? São José tem tudo para dar esse salto para frente. Se o século passado foi do automóvel, o século 21 vai ser do avião. Estamos com todo instrumento na mão. Nós somos diferentes de todas as cidades brasileiras e do lado bom. Do lado da produção, de geração de riqueza. Não vejo o porque desse projeto não ter êxito. 

Fonte : ovale.com.br

Postar um comentário

0 Comentários