Logística: a inteligência em prol da evolução

Há um grande potencial sub explorado se pensarmos em nossa representatividade logística a nível mundialO cenário atual, intitulado como"inteligência logística" em meu texto anterior, tem muito ainda a se desenvolver em nosso País. Sobretudo temos que abandonar o rótulo de sermos tão somente facilitadores das operações de transporte e movimentação dentro das organizações.
Há um grande potencial sub explorado se pensarmos em nossa representatividade logística a nível mundial.
Já é fato que a inteligência logística se constitui como grande diferencial competitivo entre as empresas - é ela que atua como escudo para que serviços de valor agregado não se transformem em "commodities".
A inteligência logística deve ser entendida como "o pulo do gato"dentro do desenvolvimento da logística empresarial, proporcionando vantagem competitiva às empresas que entenderem suas necessidades em tê-la funcionando adequadamente.
Para que isto venha a ser possível, as empresas necessitam olhar para o profissional de logística de forma caracterizada.
Dentre as suas atribuições, coloco como indispensáveis sua maior participação nas diversas áreas que compõem a cadeia, a fim de instigar o contato mais próximo aos processos, identificando "problemas novos" para que sua atuação seja a de promover soluções inovadoras.
Dentro dessas áreas, o profissional de logística ideal deveria ter a seguinte atuação:
― Comercial:
― Suporte técnico para elaboração de propostas;
― Definição de estratégias comerciais da empresa;
― Suporte à formação de preços e custos operacionais;
― Busca de novas oportunidades junto aos clientes;
― Financeiro
― Suporte na estrutura financeira e tributária;
― Criação de indicadores de desempenho;
― Atuação na melhoria da performance operacional;
― Planejamento
― Identificação de sinergias em potenciais fusões;
― Elaboração de projetos logísticos e start-ups;
― Elaboração de análises de mercado e concorrência;
― Tecnologia da Informação
― Redesenho de processos;
― Cumprimento a regimentos legais;
― Programas de melhorias contínuas;
― Customer service.
Ronaldo Del Poço – Gerente de Projetos da OThink Soluções Empresariais. 


Por Ronaldo Del Poço, www.administradores.com.br

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