Há um grande potencial sub explorado se pensarmos em nossa representatividade logística a nível mundialO cenário atual, intitulado como"inteligência logística" em meu texto anterior, tem muito ainda a se desenvolver em nosso País. Sobretudo temos que abandonar o rótulo de sermos tão somente facilitadores das operações de transporte e movimentação dentro das organizações. Há um grande potencial sub explorado se pensarmos em nossa representatividade logística a nível mundial. Já é fato que a inteligência logística se constitui como grande diferencial competitivo entre as empresas - é ela que atua como escudo para que serviços de valor agregado não se transformem em "commodities". A inteligência logística deve ser entendida como "o pulo do gato"dentro do desenvolvimento da logística empresarial, proporcionando vantagem competitiva às empresas que entenderem suas necessidades em tê-la funcionando adequadamente. Para que isto venha a ser possível, as empresas necessitam olhar para o profissional de logística de forma caracterizada. Dentre as suas atribuições, coloco como indispensáveis sua maior participação nas diversas áreas que compõem a cadeia, a fim de instigar o contato mais próximo aos processos, identificando "problemas novos" para que sua atuação seja a de promover soluções inovadoras. Dentro dessas áreas, o profissional de logística ideal deveria ter a seguinte atuação: ― Comercial: ― Suporte técnico para elaboração de propostas; ― Definição de estratégias comerciais da empresa; ― Suporte à formação de preços e custos operacionais; ― Busca de novas oportunidades junto aos clientes; ― Financeiro ― Suporte na estrutura financeira e tributária; ― Criação de indicadores de desempenho; ― Atuação na melhoria da performance operacional; ― Planejamento ― Identificação de sinergias em potenciais fusões; ― Elaboração de projetos logísticos e start-ups; ― Elaboração de análises de mercado e concorrência; ― Tecnologia da Informação ― Redesenho de processos; ― Cumprimento a regimentos legais; ― Programas de melhorias contínuas; ― Customer service. Ronaldo Del Poço – Gerente de Projetos da OThink Soluções Empresariais.
Comentários
Postar um comentário