Por que você nunca pode parar de aperfeiçoar seu negócio


Os empresários mais bem-sucedidos, assim como os melhores atletas, sabem: é preciso trabalhar duro e aprender mais rápido que o cara ao lado
Por Epóca Negócios Online




Não basta praticar. É preciso praticar sempre e bem


A rotina nas empresas mostra que o ditado que prega “a prática leva à perfeição” não é verdadeiro. Para valer é preciso adicionar uma palavra: “Prática perfeita leva à perfeição”. Quem cunhou esta frase foi o treinador de futebol americano Vince Lombardi. Há também uma citação atribuída ao violinista Jascha Heifetz: “Se eu não praticar um dia, percebo. Dois dias, os críticos percebem. Três dias, o público percebe”.


Quando se trata da sobrevivência de uma empresa, as citações acima são verdades absolutas. Atletismo e artes não são metáforas perfeitas para um negócio, mas não são ruins. Em todos os três, o talento só vai te levar até certo momento. Daquele ponto em diante, é uma questão de determinação e habilidade.


A revista americana Inc. listou uma série de dicas para que você, sua empresa e os funcionários atinjam todo esse potencial por meio do treinamento constante.


Comprometer-se com a excelência. É preciso querer ser o melhor. Ser bom não é suficiente. Pessoas que querem entrar na disputa entre os melhores abraçam a prática. Eles não lamentam uma concorrência acirrada. Elas procuram isso.


Trabalho duro. Tem que estar disposto a se esforçar e fazer sacrifícios necessários. Os maiores atletas são os mais trabalhadores.


Construir a verdadeira autoestima. E isso não é sinônimo de arrogância. É uma combinação de habilidades físicas e mentais, aprendidas durante a prática dos conceitos certos. A confiança em si mesmo permite que você realize o melhor de suas habilidades porque sabe o que funciona e o que não funciona.


Concentração. Se tiver total concentração, você terá o controle de si mesmo. Grandes atletas mantêm seu equilíbrio e concentração, estejam eles à beira da vitória ou encarando a derrota. O mesmo vale para o mundo dos negócios. É uma questão de se concentrar para atingir a melhor execução.


Estar fisicamente muito bem. A fadiga automatiza suas habilidades e seu julgamento, deixando-o cego para buscar soluções criativas. É o atleta mais bem condicionado, e não o mais talentoso, que geralmente ganha quando as coisas ficam difíceis.


Lidar bem com a pressão. Para ser um campeão, você tem que aprender a lidar com o estresse e a pressão. Mas se você estiver preparado mentalmente e fisicamente, você não precisa se preocupar.


O mundo dos negócios está cheio de histórias de empresários que pensavam que tinham atingido o topo e poderiam levar suas empresas sem ter de se preocupar em melhorar seus produtos ou serviços. É incrível como esses empreendedores descobriram rápido que seus mercados podem migrar para outras companhias ou, pior, desaparecer

Postar um comentário

0 Comentários