Administrando para o futuro

O mundo empresarial mudou muito nos últimos 100 anos. Descobertas foram feitas, conceitos se tornaram obsoletos e ideias novas surgem a cada dia.
É inegável o fato de que a evolução está cada vez mais acelerada e o conhecimento tornou-se uma via de fácil e rápido acesso, na maioria das áreas.

Os livros continuam tendo seu valor, grandes nomes continuam sendo os grandes nomes, mas o conhecimento tácito de cada um está se tornando cada vez mais importante. Sim! Nós, reles mortais, estamos começando a ter cada vez mais importância no desenvolvimento de nossas empresas. Talvez, quem sabe, sejamos um dos grandes gênios de amanhã.

E quer saber algo muito legal? Não precisamos nos esforçar muito igual nossos célebres estudiosos fizeram para chegarmos longe. Eles já construíram boa parte da base para que continuemos indo além. Basta termos a mente aberta e o foco certo para podermos co-criar, agregar valor ao que já existe, dando o nosso toque, usando nossa intuição e contando nossa história.

Haverá um dia que todos serão reconhecidos no meio empresarial pela contribuição que podem dar às empresas pelo seu conhecimento e história, os livros não serão material predominante no aprendizado, as empresas não serão simples aglomerados de pessoas. E vou além. Haverá um dia que a pessoa jurídica será um corpo, com cada célula fazendo parte de sua harmonia, onde os sistemas aprendem entre eles a se adaptar às situações adversas, onde cada integrante busca em sua história e aprendizado os recursos necessários para fazer este ser jurídico funcionar da melhor maneira, produzir resultados maravilhosos.

Talvez ainda estejamos presos ao modelo de mundo que criamos e estejamos esquecendo que, no futuro, o mundo não mais nos pertença, mas sim às nossas futuras gerações. E nada mais justo que abrir mão de nosso egocentrismo excessivo e começar a pensar fora da caixa. Descobrir que o “certo e convencionado” é só mais uma receita de bolo, adaptada e que todos acostumamos a comer.

Está na hora de provar novos sabores e criar novas receitas.

Postar um comentário

0 Comentários