Como resistir à pressão e reagir?

Resiliência é um termo da física para designar materiais que sofrem pressão sem se romper, como um elástico ou uma vara de salto.
No mundo corporativo, resiliência é a capacidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. Em tempos de pressões crescentes por resultado, prazos curtos e a alta competitividade, essa característica é muito desejada pelas empresas em seus profissionais.

Em caso de tensão constante, o que se observa é, muita vezes, a corda rompendo (leia Saúde física, cultural, espiritual e emocional). A resiliência é a habilidade dos que retornam ao equilíbrio emocional após sofrerem grandes pressões.

Nesse contexto, uma ferramenta pode representar uma luz em momentos de impasse: o coaching.

A técnica busca desenvolver nos profissionais a capacidade de ultrapassar o estresse e se adaptar a ambientes conturbados e situações adversas. O objetivo é transformar obstáculos em alavancas.

“É preciso que o alto executivo, acima de tudo, tenha uma grande predisposição para se reinventar, postura e atitude aberta para mudança”, explica Eliana Dutra, especialista em desenvolvimento organizacional e única Master Coach Certified no Brasil pela International Coach Federation, maior entidade mundial no setor.

Segundo a especialista, o processo permite ao participante mudar seu ponto de vista, o que o levaria a criar um novo cenário onde a adversidade passa a ser percebida como oportunidade. E assim, teria a capacidade de administrar o estresse, realizando o que se promete e sendo capaz de promover mudanças estratégicas.

“No coaching, ajudamos a encontrar seu caminho e apresentamos as ferramentas para construí-lo, mas quem irá percorrê-lo é o profissional”, finaliza Eliana Dutra.

Postar um comentário

0 Comentários