A logística da Formiga

Há muito tempo atrás, uma formiga e uma cigarra, ficaram famosas por ensinarem uma lição de trabalho e esforço.
Tornaram-se conhecidas como a formiga trabalhadora e a cigarra preguiçosa. Seus ensinamentos eram relatados de pais para filhos, por várias gerações. Toda vez que um insetinho ficava com preguiça de acordar para ir à escola, ou para ajudar em alguma atividade, logo vinha o sermão do pai e a lembrança da preguiça da cigarra. 

Certo dia, duas pequenas joaninhas, intrigadas com a história, e curiosas com o exemplo transmitido, discutiam sobre o assunto. Elas indagavam o porquê de armazenar aquele monte de alimento, já que estavam cercadas por árvores com folhas deliciosas. Não entendiam o motivo das formigas percorrerem, todos os dias, uma única trilha. Tinham duvidas de como trabalhar unidas, desempenhando a mesma função. Quebraram as asinhas para descobrir como guardar tanto alimento dentro de um só formigueiro. 

A conversa foi longe e depois de muitas questões abordadas, as joaninhas resolveram ir perguntar a formiguinha sobre o assunto. Procuraram por todos os cantos e avistaram uma velha formiga, vindo de longe, carregando uma enorme folha de hortelã. Correram apressadamente até ela, e disparam a falar e perguntar. A formiga, sábia, acalmou as pequenas joaninhas, ficou em silêncio, ouvindo com bastante calma cada pergunta. 

A formiga olhou bem para as joaninhas e respondeu: Minhas jovens amigas, tudo é uma questão de logística. Nós formigas, assim como vocês, necessitamos de alimento todo o ano, mas infelizmente nossa produção não é por Just Time. Trabalhamos em equipe, com afinco, pesquisando o caminho mais curto e com menor obstáculo até a comida. Organizamos nossos estoques, de acordo com o espaço que temos, e jamais desperdiçamos uma só migalha. Trabalhamos sempre unidas, e quando chega o inverno, e nossos estoques são suficientes para alimentar todo o formigueiro; tiramos férias coletivas. 

Moral da História: 

A logística é fundamental para gerenciar com eficiência e qualidade todos os processos dentro da organização, por isso, elas devem se transformar em grandes formigueiros. Planeje a produção, administre os recursos, monitore as operações, armazene, caso seja necessário. Sempre dê atenção ao transporte e distribuição de seus insumos e produtos finais. Se sua empresa é uma cigarra, talvez seja hora de virar uma formiga e começar a investir em logística.

Fonte : http://administrando.blog.com/

Postar um comentário

0 Comentários