Na rota da Copa

Cidades da região se armam para entrar no catálogo da Fifa, no mês que vem; São José apresenta mais opções, com três Centros de Treinamento
Campo de futebol na Univap; local passará por reformas Foto: M. Almeida
Faltam apenas dois anos para a Copa do Mundo no Brasil. As 12 cidades-sedes já estão definidas e se preparando para o Mundial, mas cerca de 200 outras cidades aguardam a divulgação de um catálogo definitivo da Fifa (entidade máxima do futebol mundial), com a relação de 59 municípios que vão ficar disponíveis como CTS (Centro de Treinamento de Seleções), para as 32 equipes que disputam o Mundial.
Essas cidades não vão receber jogos, mas poderão ser escolhidas para abrigar os treinos de seleções antes e durante a Copa. 
O diretor executivo de Competições e Operações do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Trade, disse durante um seminário em Vitória-ES, em março, que os CTS vão ficar como legado para as cidades no futuro. “Já visitamos mais de 240 cidades”, disse Trade, na semana passada, ao O Vale, durante visita ao estádio do Itaquerão, em São Paulo, palco da abertura da Copa.

Vale do Paraíba. Entre os candidatos, estão quatro cidades da região: São José dos Campos, Caraguatatuba, Campos do Jordão e Guaratinguetá, que se mobilizam para colocar tudo em ordem, entrar no catálogo e torcer para que sejam escolhidas por alguma seleção classificada para o Mundial.
No ano passado, a delegação da Austrália, que ainda não está classificada, já visitou as cidades do Vale do Paraíba, assim como representantes da própria Fifa.
Para entrar no cadastro, as cidades precisam cumprir várias exigências da entidade, como ter um hotel adequado, campos preparados e uma infraestrutura satisfatória.

Na frente. Em um primeiro momento, São José larga na frente das outras cidades da região, já que tem três locais inscritos como opções de CT: a Univap, o estádio Martins Pereira e o CTA (leia texto nesta página).
“Nossas chances são reais e bem grandes, pois temos alguns pontos importantes a favor, como um aeroporto internacional e uma posição privilegiada, próximo de São Paulo”, disse o secretário de Esportes de São José, Sérgio Francisco Theodoro, que está à frente de um Comitê de Eventos da Copa criado na cidade, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, José de Melo Corrêa. “Primeiro, vamos esperar entrar no catálogo, para aí começar a nos adaptar aos padrões exigidos pela Fifa”, disse o secretário.

S. José oferece três opções

São José dos Campos

Das quatro cidades do Vale do Paraíba que disputam uma vaga de Centro de Treinamento da Copa, São José é a única que oferece três opções. O estádio Martins Pereira, o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) estão no páreo.
“A Austrália já esteve aqui, visitou nosso laboratório, sala de fisioterapia e fomos muito bem avaliados ”, disse a professora Silvia Ribeiro, coordenadora do curso de Educação Física da Univap, que ainda aguarda a reforma do campo para estar adequada às exigências da Fifa.
O Martins Pereira já conta com um campo e o CTA tem a vantagem de ficar em uma área de segurança. “Já inscrevemos dois hotéis, o Promenade e o Blue Tree, para receber as seleções e ainda existe um projeto para um resort na cidade”, disse o secretário de Esportes Sérgio Francisco Theodoro.

APELO TURÍSTICO

Marcos Eduardo Carvalho
Campos do Jordão

 
Campo de treinamento do Guaratinguetá Foto: Thiago Leon

Campo de treinamento do Guaratinguetá FOTO: THIAGO LEON
De olho no potencial turístico, Campos do Jordão, Caraguatatuba e Guaratinguetá lutam pelo direito de ter um Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil, daqui a dois anos.
Em Campos, um Centro Esportivo de Alto Rendimento deve ficar pronto até o final de 2013, para receber a Copa, a um custo estimado de R$ 3 milhões. 
O espaço, que fica próximo ao Parque Estadual da cidade, enfrentou problemas na execução das obras, mas segundo a Gerente de Convênios da Prefeitura, Sônia Beraldo, agora está encaminhado. 
“Tivemos problemas com algumas empreiteiras, mas já finalizamos o primeiro módulo da construção. Mesmo em ano eleitoral, estamos em ritmo acelerado”, disse ela, ressaltando o convênio com o Ministério dos Esportes.
Segundo ela, os hotéis Blue Mountain e Grand Hotel Senac já estão cadastrados na Fifa.
“A cidade tem acesso fácil, segurança e vai receber turistas de fora, coincidindo com o Festival de Inverno”, disse.

Litoral. Caraguatatuba aposta no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. A cidade do Litoral Norte, porém, corre por fora nesta briga e reconhece que as chances são difíceis, segundo o secretário adjunto de Esportes e Recreação da cidade, Rubens Antonio de Castro.
“A gente tem o projeto, o Centro Esportivo está à disposição e já temos contrato com o Hotel Tabatinga, para hospedar os jogadores. Mas a duplicação da (rodovia) dos Tamoios é algo que pode atrapalhar”, reconhece Castro.

Opção. Em Guaratinguetá, a Escola de Especialistas da Aeronáutica é a opção para Centro de Treinamento e o Hotel Clube dos 500 receberia os jogadores. 

Durante a semana, a reportagem não conseguiu contato com o secretário de Esportes, Fernando José Moreira, para falar sobre os preparativos da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários