Empresas de logística mais ageis e mais produtivas

Sabemos que a logística é um dos diferenciais competitivos das organizações, e em cenários mais desafiadores, surgem excelentes oportunidades para encontrarmos soluções criativas e inovadoras..

Estamos iniciando o ano de 2013 e diante dos cenários que se apresentam, teremos um ano repleto de desafios. Sabemos que a logística é um dos diferenciais competitivos das organizações, e em cenários mais desafiadores, surgem excelentes oportunidades para encontrarmos soluções criativas e inovadoras.

Entretanto, fazer diferente do que vem sendo feito não é tarefa fácil, pois exige diversas mudanças, sejam elas nos aspectos de cultura, de hábitos e costumes, na forma de analisar o cenário, na forma de liderar as equipes, na forma de analisar os resultados de curto, médio e longo prazo dentre outras. Mas, como sabemos a palavra mudança por si só já causa um frio na barriga em grande parte das pessoas.

É muito comum vermos empresas com algum tempo de mercado, simplesmente irem desbotando, ou seja, a cada ano que se passa vão perdendo a sua cor, o seu tutano, a sua energia, a sua vontade de conquistar novas coisas e, a única cor que predomina é o vermelho de seu resultado. Esse processo é lento e, muitas vezes, imperceptível até que um belo dia a empresa simplesmente desaparece. No segmento logístico temos inúmeros casos que retratam esta situação e infelizmente, ainda teremos diversos outros. 

O mercado não vai deixar de ser cada vez mais exigente em relação à qualidade dos serviços e aos custos praticados, a concorrência não vai deixar de ser acirrada (o que é muito bom para o mercado e para o negócio) e provavelmente, não teremos grandes desonerações por parte do governo. 

Em 2013 e, nos anos que se seguem, conseguirá se destacar no mercado, qualquer empresa que: 

Definir de forma clara a sua estratégia de negócios (foco, mercado, preço …) 
Entender as demandas dos clientes atuais e futuros e o alinhamento destas com a estratégia de negócios estabelecida da empresa; 
Entender os custos (diretos e indiretos) que o serviço prestado ao cliente gera e a margem de resultado deixada para a empresa, buscando aumentar o volume dos de maior margem e a reversão ou exclusão dos de margem menor; 
Selecionar, desenvolver, engajar e reter uma equipe comprometida com os resultados e satisfeita com o ambiente de trabalho; 
Ter processos que garantam a máxima produtividade dos recursos (humanos, materiais e de tecnologia) 
Estar lado a lado com a comunidade, entendendo como pode ser feita uma integração entre empresa e o desenvolvimento da comunidade, 
Remunerar os acionistas de acordo com os objetivos de curto, médio e longo prazo; 
Estar atenta as regras do governo de uma forma geral 
Manter executivos que consigam enxergar a necessidade de mudar 

Bem, como podemos ver 2013 será um ano repleto de desafios, mas para aqueles que estiverem abertos as mudanças, também será um ano de grandes oportunidades. 

Logo, é aproveitar este início de ano para refletir sobre que caminho a seguir: ser uma empresa de logística mais ágil e mais produtiva ou uma empresa que vai se desbotando ao longo dos poucos anos que lhe resta. 

Fonte : http://www.administradores.com.br/