Campos do Jordão: a Suíça brasileira no Vale do Paraíba

20140619_campos_do_jordao_movimento_flavio_pereira_7
Turistas visitam a Vila Capivari, em Campos do Jordão
Flávio Pereira/Meon
Ir para Campos do Jordão é quase como conhec é quase como conhecer uma das cidades europeias.
Com baixas temperaturas, a cidade é a aposta dos turistas para o roteiro de viagens no meio de ano, principalmente, na Temporada de Inverno.
Quer visitar Campos? O Meon preparou um guia para você conhecer as belas construções no estilo dos alpes europeus.
A primeira parada é a Vila do Capivari, ponto de encontro dos turistas que buscam o requinte nos centros de compras e boa gastronomia nos restaurantes e bares. Por ali, se concentram várias lojas especializadas em malhas e chocolates, além da disputada cervejaria Baden Baden.
Capivari também é ponto de encontro. E para quem gosta de andar de teleférico, o Morro do Elefante é uma das paradas obrigatórias. Em 2013, 42,4 mil turistas passearam a 1.800 metros de altitude.
A Pedra do Baú e o Pico do Itapeva, são outras atrações com paisagens deslumbrantes que vão marcar a viagem. A suíça brasileira conta com o famoso bondinho que corta a cidade de ponta a ponta e vai até Santo Antônio do Pinhal.
Quem gosta de um lugar tranquilo pode visitar o Parque Amantikir, um local que reúne 26 jardins e plantas de diversos pontos do mundo. A música também marca presença com o Festival Internacional de Inverno, realizado na praça central e em diversos pontos da cidade, agora em julho. No evento, artistas nacionais e internacionais mostram o melhor da música erudita.
A gastronomia também é ponto forte da cidade,  são mais de 150 restaurantes, que oferecem bons vinhos e pratos saborosos. 
Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Campos do Jordão, Paulo  César da Costa, os lugares mais procurados pelos turistas são os parques e a Vila do Capivari. "Os turistas chegam em Campos para buscar tranquilidade e aproveitar as paisagens da cidade. Visitam o Horto Florestal, Vila do Capivari, Pico do Itapeva e os eventos nos shoppings que são muito badalados", comenta Costa.
Já no quesito gastronomia, os turistas têm as suas escolhidas preferidas. "Os foundues de queijo e chocolate são os pratos mais procurados pelos visitantes. Praticamente em todos os restaurantes temos fila de espera", diz o presidente do sindicato.
Pousadas

Campos do Jordão espera receber 1,5 milhão de turistas durante a Temporada de Inverno. Para acomodar os visitantes, a cidade conta com mais de 8 mil leitos em hotéis e pousadas, em diversos pontos da cidade. Para o inverno, o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes projeta 95% das pousadas ocupadas. A rede hotelaria também está oferecendo desconto de 30% aos turistas que se hospedarem durante a semana.

"Estamos com os hotéis lotados na cidade. A rede está com aproximadamente 95% de ocupação, mas a Copa está prejudicando um pouco as ocupações, já que nos outros anos estávamos com 100% de ocupação", destaca Paulo César da Costa.