A pouco menos de um mês, Aparecida projeta Operação Padroeira


Secretarias municipais e polícias traçam metas para garantir segurança para romeiros


Jornal Atos
A pouco menos de um mês para 12 de Outubro, quando milhares de pessoas demonstram sua fé à Nossa Senhora Aparecida, autoridades já se preparam para garantir a segurança do romeiro, não só na Basílica, como em toda cidade.

A reunião promovida pela Prefeitura de Aparecida, contou com a presença da Policia Militar, Civil e Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal, secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Santuário Nacional e Corpo de Bombeiros.

Durante o encontro foram traçadas metas a serem aplicadas no dia do feriado, através de uma ação conjunta batizada de “Operação Padroeira”.

De acordo com o prefeito Márcio Siqueira (PSDB), as principais necessidades já foram identificadas para realização dos trabalhos, e a partir de agora, os pedidos serão feitos para evitar os problemas que costumam acontecer em dias de grande movimento.

“Todos os anos nós nos organizamos com o objetivo de nos prepararmos para o atendimento aos milhares de romeiros que visitam Aparecida no Dia da Padroeira. É preciso uma logística integrada entre o poder público, o Santuário e as autoridades policiais, para garantir segurança, atendimento de saúde, fluidez no trânsito e conforto ao turista”, comenta.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Marcelo Monteiro, disse que o trabalho preparatório é importante, pois garante mais tranquilidade para o trabalho dos órgãos competentes à segurança na cidade.

“A intenção é que todas as instituições e órgãos possam estar unidos na segurança, apoio e fiscalização para dar tranquilidade para quem vem à cidade e para quem trabalha com o turismo”.

Operação Romeiro
A Polícia Militar de Aparecida iniciou no último domingo a “Operação Romeiro”. A intenção é aumentar o policiamento ostensivo em toda cidade para garantir a segurança em dias de grande movimentação. Os trabalhos vão contar com o apoio de um efetivo maior, com homens vindos de todas as companhias que compõe o batalhão.

O comandante da PM de Aparecida, capitão Doriedson, ressaltou que a operação segue até o dia 14 de dezembro. “Essa operação acontece nesse período em que a cidade e o Santuário recebe um fluxo muito grande de turistas. Não é só no dia 12 (de outubro) que a cidade fica cheia de turistas, mas em todos os finais de semana até o final do ano”, esclareceu.

Além de Aparecida, a “Operação Romeiro” vai contemplar também as cidades de Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, que compõe os municípios do Circuito Turístico Religioso.

“Nossa intenção é reforçar o policiamento para corresponder ao anseio da população e aumentar a sensação de segurança. Vamos atender pontos turísticos e comerciais, sem esquecer é claro das demandas normais da cidade”, finalizou.

Fonte : http://www.meon.com.br/

Comentários