Ilha das Cabras é a mais procurada para mergulhos em Ilhabela

A Ilha das Cabras é a mais procurada para mergulhos em Ilhabela. Localizada a apenas 100 metros de distância da costa sudeste do arquipélago, a pequena ilha concentra uma vida marinha com diversas espécies, como garoupas, robalos e peixes robustos, pesando de 2 a 5 quilos, todos muito dóceis.





Os peixes são tão calmos que ficam por perto do ser humano durante o mergulho inteiro, quase ao toque das mãos de quem se aproxime deles. Essa paz entre ambas as partes só se tornou possível quando a Ilha das Cabras foi decretada Parque Municipal Marinho, em 1992 e a caça-submarina, pesca e a coleta de qualquer espécie foram proibidas na área.

"É um lugar maravilhoso e o principal ponto de mergulho de Ilhabela", afirma Ricardo Corrêa, instrutor na escola de mergulho Colonial Diver. Um mergulho na Ilha das Cabras pela empresa custa R$ 350 e dura em média 1h30.

"Primeiro, ensinamos as noções básicas, depois um treinamento com os equipamentos e prática na parte rasa e por último o mergulho, que dura em média de 40 a 50 minutos. Todo o procedimento é acompanhado pelo instrutor e mergulhamos no máximo a oito metros", explica Ricardo.

Segundo o instrutor, qualquer pessoa pode mergulhar a partir dos oito anos de idade. "Temos pessoas de 75 a 80 anos que fazem mergulho. As restrições ficam para as gestantes, pessoas com problemas cardíacos e gripados", diz Ricardo.

A visita dos turistas aumenta no verão e na alta temporada, mas o inverno também pode ser ótimo para o mergulho. "Em alguns momentos no inverno, a água está mais quente que no verão e mais limpa, o que melhora na visibilidade no fundo do mar", conta Ricardo.

Na Ilha das Cabras, espécies menores também podem ser vistas como peixes-borboleta, peixes-morcego, marias-da-toca, marias-nagô, donzelas e sargentos. Outro atrativo fica por conta da já famosa estátua de Netuno, a cinco metros de profundidade.

Fonte : http://www.meon.com.br/