Vale quer 'cinturão' contra avanço nos roubos de carga

Cidades da região de Jacareí, o principal alvo dos 'piratas do asfalto', aderem ao Detecta e pedem ao Estado a ampliação do sistema de monitoramento para as estradas da RMVale

Alvo. Jacareí lidera o ranking de roubos de carga na região em 2017

Alvo. Jacareí lidera o ranking de roubos de carga na região em 2017
Foto: /Arquivo/OVALE
Julia Carvalho@carvalho8123
Jacareí
Principal alvo dos 'piratas do asfalto', Jacareí quer cinturão de vigilância nas estradas do Vale do Paraíba. Entre janeiro e outubro, a cidade registrou 71 roubos de carga -- é disparada a cidade recordista na região, com Pindamonhangaba na vice-liderança (35), seguida por São José (22), Caçapava (16) e Taubaté (13).
O pedido de monitoramento das estradas foi feito nesta terça-feira ao secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves, durante assinatura da inclusão das cidades da região de Jacareí (inclui também Igaratá, Paraibuna e Santa Branca) no cinturão do Detecta.
Além de passarem a integrar o sistema, os municípios propuseram ampliar a vigilância para as rodovias. Juntas, as cidades respondem por 40% dos roubos de carga na RMVale em 2017, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A proposta prevê a instalação de sistema nas rodovias Ayrton Senna, Dom Pedro 1º, Tamoios, Carvalho Pinto e Via Dutra.
Entre 2015 e 2017, de janeiro a outubro, o número de roubos de carga cresceu 80% no Vale -- foi 105 para 189 casos.
DETECTA.
As quatro cidades passaram a integrar o Detecta, sistema que integra os bancos de dados das polícias, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados fotográfico de criminosos), cadastro de procurados e desaparecidos, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
"Grande parte do montante econômico e turístico passa pela região, que atrai um fluxo muito alto de visitas para as temporadas, isso explica o número elevado de roubos. Com a adesão ao sistema Detecta, essa ferramenta facilitará a comunicação com o policiamento que ficará mais ágil e poderemos colaborar com a segurança", afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Paulo Domingues..
Fonte : ovale.com

Postar um comentário

0 Comentários