Segurança no carnaval: dicas para o feriado

Segurança no carnaval: dicas para o feriado



O Carnaval está chegando e muita gente vai pegar a estrada para se divertir. Seja para curtir a folia ou para descansar no feriadão, quem for viajar deve ficar atento aos cuidados com o veículo e com a segurança na estrada, além de ter toda a sua documentação em dia. 


Carnaval x bebidas
Apesar de ser lembrado constantemente, é necessário frisar a importância que se deve ter com o uso de bebidas alcoólicas. Grande parte dos acidentes de trânsito ainda se dá por conta do consumo de álcool antes de dirigir. No Carnaval de 2018, houve uma queda de 16% em acidentes graves nas rodovias federaismas ainda é necessário reforçar os riscos do excesso de velocidade e do uso de bebidas alcoólicas ao volante
Para curtir o Carnaval de forma segura e responsável, não misture álcool com direção. Se estiver nos planos consumir bebidas alcoólicas, opte por transportes públicos ou táxi para se locomover.
Esteja atento também com as bebidas que são comercializadas. Não aceite produtos que estejam sem o lacre de segurança ou que possuam danos na embalagem. Evite deixar copos ou garrafas à deriva, certifique-se sempre de mantê-los por perto e, caso se descuide, não consuma.
Pessoas mal-intencionadas podem colocar conteúdos ilícitos que causam danos à saúde e a integridade de quem ingerir.

De olho no trânsito!

Planeje o roteiro que irá percorrer com antecedência e certifique-se de que haja pontos de segurança no caminho, tais como postos policiais e redes de abastecimento. Dessa forma, no caso de alguma emergência, você terá noção dos locais certo para parar com segurança.
Opte por vias movimentadas, evite caminhos com pouco fluxo de pessoas ou que não sejam bem iluminados. Esses tipos de rotas podem parecer mais rápidas, mas em contrapartida, são locais vulneráveis e ótimos para o ataque de meliantes.
Outro cuidado importante é evitar o uso do celular e deixar aparelhos eletrônicos à mostra no carro. O cuidado se estende também em objetos de valor visíveis. Dessa forma, você se mantém atento e não desperta a atenção dos criminosos.

Foco nas crianças

Caso tenha crianças acompanhando, faça um informativo em forma de crachá ou pulseira contendo o nome da criança, do responsável e um número para entrar em contato. Se ver alguma criança perdida, leve-a para o centro policial mais próximo.
No caso dos pais, oriente seus filhos sempre a buscar ajuda de autoridades e ensine-os a reconhece-las. Informe também os riscos de conversar ou aceitar bebidas e doces de estranhos.

Na folia

Durante os dias de comemoração, os foliões devem estar sempre atentos com o que está acontecendo no ambiente. Lembre-se sempre de andar com um documento de identificação, a carteirinha do convênio (caso possua) e não ande com cartões de bancos. Opte sempre por dinheiro em espécie e somente em pequenas quantidades para o consumo durante o dia.
Certifique-se de frequentar locais movimentados, evite vias escuras, vazias e arborizadas – esse tipo de ambiente se torna propício para a ação de pessoas mal-intencionadas.
No caso de brigas ou confusões, mantenha-se à distância. Caso veja alguma situação suspeita ou ação perigosa, informe as autoridades que estejam presentes no local. Em hipótese alguma confronte, escolha sempre a ajuda de policiais e profissionais que estejam cuidando da segurança.
Evite andar com objetos valiosos. Utilize o mínimo possível aparelhos eletrônicos para não chamar a atenção de criminosos. O índice de roubos e furtos nesses dias aumenta. Somente no ano de 2018 em São Paulo, a polícia registrou quase 2 mil casos de roubo e furtos de celulares nos blocos da capital paulista, cerca de 263% a mais que o ano anterior. Por isso, é necessário ficar atento para não entrar nas estatísticas.
O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano por conta das festas e alegria que proporciona, mas segurança deve sempre estar em primeiro lugar. Folia segura tem a diversão garantida!

Para aproveitar os dias de festa com tranquilidade, Separamos algumas dicas para o melhor aproveitamento : 

  • Se o uso do transporte coletivo for a principal forma de transição pela cidade pra você, seja o mais discreto possível: não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro;
  • Se não houver extrema necessidade, saia com quantias pontuais de dinheiro ou principalmente cartões, débito ou crédito;
  • Embora complicado, procure sempre abrir a carteira ou a bolsa em lugares estratégicos;
  • Não deixe sua carteira no bolso de trás, pois é um alvo de ladrões durante a aglomeração de pessoas.
  • Ao fazer uma selfie durante o desfile do bloco, muito cuidado. Primeiramente, certifique-se se não há alguém observando sua ação e seja rápido.
  • Na volta para casa, procure andar em ruas com movimento e bem iluminadas.
  • Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
  • Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.
  • No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

Curtindo o carnaval com as crianças

  • Se você estiver levando crianças identifique-as com o nome, endereço e telefone, de maneira bem visível.
  • Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.
  • Se estiver num bloco na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado.
  • É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos.
  • Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.
  • A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.
  • Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela segurança local.
  • Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.
  • Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os dias de folia é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.
  Fonte : g1.com.br / detran,sp.gov / uol.com.br / http://prosecurity.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

Valsul Auto peças e Latarias