Paperless : O que é e como exponencia toda uma empresa

Estamos na era da logística 4.0. Falamos continuamente sobre tecnologia, digitalização, automatização, e, ainda assim, a maioria das empresas ainda não conseguiu se desprender dos documentos físicos.


Se você for contar hoje, quantos papéis pode encontrar em cima de sua mesa, ou dentro de sua gaveta? E quantas vezes você os utiliza? Já pensou que fácil seria consultar as informações que você tem nesse papel direto de seu computador ou celular? A sustentabilidade está no auge, e faz bem não apenas para o meio ambiente, mas, também, para dar visibilidade as empresas.

Uma pesquisa das consultoras Opinionbox, Mundo do Marketing e Dia revelou que 54% dos entrevistados costumam dar preferência para empresas que se preocupam com o meio ambiente. São medidas como o paperless que podem ajudar sua empresa a se tornar sustentável.


Não sabe o que é paperless? Então continue lendo e descubra o que é e como pode exponenciar seu negócio!

O que é paperless

A tradução literal de paperless é “sem papel”, e é exatamente isso que o conceito propõe: a eliminação do papel dentro das empresas. Trata-se de uma mudança na estrutura e também na cultura organizacional da instituição.

É a adoção de uma nova forma de administrar os documentos da empresa, trazendo reduções de custo e otimização de tempo nos processos.

Como essa tendência tem se tornado realidade no mundo da logística

Os arquivos de logística vivem lotados, assim como a mesa de quem trabalha nesse setor. Notas fiscais, avisos de entrega, ordens de compra, faturas de frete, CTE’s.

Muitos são os documentos necessários para que os processos funcionem corretamente.

Ainda que por parte da burocracia governamental não seja possível eliminar completamente o papel, muitos deles podem ser transferidos para o meio digital.

As empresas vêm investindo em equipamentos como tablets e computadores móveis para reduzir a utilização do papel e aproveitar os diversos benefícios que o conceito pode trazer.

Quais são os benefícios de ser uma empresa paperless

Reduzir dos custos operacionais

Se a administração de documentos da empresa se torna digital, automaticamente não há mais gastos com papel e nem custos provenientes de cartuchos para as impressoras.Coloque na ponta do lápis: quantas folhas você utiliza por ano? Todo esse gasto será eliminado e, ainda, ocorrerá uma redução no custo com energia.

Ganhar em produtividade

Quanto tempo você demora para encontrar uma nota fiscal de um ano atrás? E qual o prazo necessário para organizar os arquivos que dispõe de toda a papelada da empresa? Tendo todos eles na forma digital, basta procurar pelo número da nota e o documento pode ser localizado em segundos. Um Ctrl+F resolve o problema rapidamente.

Trazer cultura organizacional sustentável

Ao plantar a semente da sustentabilidade, aos poucos a empresa começa a desenvolver uma cultura sustentável. A equipe se reeduca e começa por iniciativa própria a buscar outras formas de contribuir.

Os colaboradores são, afinal, os principais responsáveis pelo sucesso da implementação do paperless.

Ser uma empresa eco-friendly adotando iniciativas como o paperless pode transformar a instituição. A sustentabilidade faz com que o negócio, além de se tornar mais eficiente e preciso, traga valor tanto aos clientes, que cada vez mais apresentam preferência para empresas verdes, quanto ao meio ambiente.

Ser sustentável pode ser sinônimo de vantagem competitiva, contanto que seja planejado de forma robusta, através de ações duradouras e se tornem parte do dia a dia da empresa.

Que tal fazer com que mais pessoas conheçam o conceito do paperless? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e espalhe a ideia para todos os seus contatos!

Fonte : https://www.bloglogistica.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários