O que é CNH digital? Ela pode substituir o documento comum?


Com o passar dos anos, documentos em papel estão perdendo importância em detrimento de informações virtuais. E até o governo está sentindo essas mudanças, já que recentemente lançou a carteira nacional de habilitação em aplicativo para celular. Mas afinal, o que é CNH digital e para o que ela serve?

A CNH virtual se tornou realidade para todos os interessados em 2018. Foi quando o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determinou uma data limite para que os DETRANs do país passassem a oferecer o serviço.

Desde então, mais de 2 milhões de pessoas baixaram o aplicativo na Apple Store (IOS) e no Google Play (Android). Mas esse número ainda é pequeno, considerando que mais de 60,7 milhões de brasileiros possuem habilitação para dirigir no Brasil.

O que é CNH digital?

A CNH digital, conhecida como CNH-e, é um documento virtual elaborado para ajudar os motoristas. Isso porque, o aplicativo pretende oferecer as mesmas informações da habilitação em papel dentro da tela de um celular.

Mas para validar a CNH digital é necessário visitar presencialmente o Detran de sua cidade ou obter um Certificado Digital e-CPF. Esse último documento serve para validar as informações e atestar a identidade em transações on-line, algo utilizado não só para tirar a habilitação, mas também em outros procedimentos na internet.

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital e-CPF é, na verdade, um documento virtual que se assemelha ao CPF real e possui validade jurídica. Assim, é possível garantir a identificação de cada um e realizar procedimentos individuais na internet.

No caso da CNH digital, esse certificado busca facilitar a obtenção do documento e é extremamente prático para os que desejam realizar todo o processo virtualmente, ou seja, sem a necessidade de comparecer ao Detran da cidade.

Existem empresas que disponibilizam o certificado, porém é cobrado um valor que pode variar de R$150 até R$230. Por isso, caso essa seja a sua escolha, pesquise bem e veja em quais locais é possível obter o melhor preço.

Como validar a CNH digital?




Uma dúvida muito comum é como validar a CNH digital. A verdade é que existem alguns passos importantes que podem fazer toda a diferença para um motorista conseguir tirar a CNH-e. 
Veja um guia resumido com as principais dicas: 
  1. Sua carteira de motorista impressa foi emitida após maio de 2017? Caso a resposta seja sim, continue nesse tutorial. Caso contrário, espere pela renovação; 
  2. Use o QR Code no verso de sua CNH e realize o cadastro no site de Serviços do Denatran; 
  3. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no Google Play ou na Apple Store; 
  4. Aqui você terá que colocar o certificado digital ou visitar o Detran para cadastrar a CNH digital, 
  5. Agora é só confirmar os itens anteriores por meio de um e-mail e criar uma senha com quatro números, necessários para visualizar sua CNH digital sempre que desejar. 

A CNH digital é segura?


O Denatran garante que a CNH digital é totalmente segura. Existe uma série de padrões e sistemas criptografados pelo aplicativo que garantem a validade do documento e impedem qualquer falsificação.

Além disso, o QR code localizado dentro do aplicativo serve como um importante recurso de segurança e identificação. Com ele, é possível autenticar as informações na tela do celular e evitar quaisquer problemas.

CNH digital é válida como documento?

Uma pergunta de muitos interessados no assunto é se “A CNH digital é válida como documento?”

A resposta é sim, a CNH digital é uma versão do documento impresso e possui, segundo o Denatran, o mesmo valor jurídico do documento em papel.

Entendeu o que é CNH digital? Acredita que esse documento substituirá um dia o convencional impresso? Comente em nossas redes sociais!


Postar um comentário

0 Comentários