Kanban e Kaizen: Entenda como essas práticas podem melhorar (e muito!) os seus resultados operacionais



Kanban e Kaizen são métodos usados por empresas para otimizar as suas operações. Para que você também saiba quais são as suas funcionalidades e como elas podem ser úteis no seu negócio, produzimos este artigo.

Você sabe o que é Kanban? E Kaizen?

Não se preocupe se você não souber! Neste artigo nós abordaremos tudo o que você precisa saber sobre essas duas ferramentas e tenho certeza que ao fim dele você estará apto a aplicá-las em sua operação industrial ou empresarial. Vamos lá?

O que é Kanban?

Assim como o Just in Time, o Kanban também surgiu no Japão e se trata de um sistema ou ferramenta que busca a otimização da produção de uma operação. Assim, este sistema busca melhorar a produção, a conclusão de demandas, a realização de tarefas, dentre outros fatores que envolve a entrega e a produção de determinado produto de uma empresa.

O Kanban também pode ser chamado de método de gestão visual de projetos e este nome é utilizado pois todo o gerenciamento dos processos são feitos através desta visão.

Assim, é possível otimizar diversas áreas em sua empresa com a aplicação física de murais, quadros e post-its ou online de plataformas de E-Kanban.

Mas, como faço isso?

Para a aplicação do Kanban físico e tradicional, deve-se colocar um mural ou quadro em uma área de empresa de fácil acesso, ou seja, área em que os colaboradores consigam visualizar com clareza este quadro.

Assim, feito isso, este quadro é dividido em colunas com as seções: “to do” (a fazer), “doing” (fazendo) e “done” (feito) e linhas com o nome de cada colaborador.

Logo, à medida que o colaborador for executando a sua tarefa, ele colocará o post it na seção em que a mesma se encontra. 

Por exemplo: é relatado que é necessário em um âmbito industrial, fazer a manutenção corretiva de uma caixa de redução de velocidade. Portanto, será inserido um post it com a tarefa “Manutenção do Redutor X” na seção “a fazer” de um determinado colaborador.

Quando este funcionário começar a manutenção, lubrificando e reparando rodas dentadas, rolamentos e mancais, por exemplo, ele terá que colocar este post it na seção “fazendo” do mural.E por fim, quando ele acabar toda a manutenção corretiva deste redutor, ele deverá mover o post it para a seção “feito”.

Quantos tipos de Kanban que existem?

O Kanban é usado de diferentes formas, conforme vimos acima, poderíamos usá-lo com quadros e post its ou de forma online, através de plataformas digitais. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre essas duas formas.

Kanban de produção e movimentação

O Kanban de produção é o tradicional e talvez, o mais conhecido. Neste modelo, se colocam murais ou quadros em um determinado espaço da empresa, onde todos os funcionários e colaboradores possam visualizar. 

Assim, é separado neste mural os nomes dos funcionários e o estado das ações que eles devem desempenhar. 

Já o de movimentação notifica os setores de produção para esperar ou realizar determinada ação pela ordem subsequente.

E-Kanban

Este modelo é a forma digital do Kanban tradicional. Assim, ele é feito com mais agilidade, eficiência e praticidade, melhorando a comunicação interna entre os colaboradores da empresa. 

Para que o E-Kanban seja utilizado de forma coerente e eficaz, é importante que todos os colaboradores da empresa tenham acesso e façam modificações e atualizações em tempo real na plataforma. 

O E-Kanban está sendo cada vez mais utilizado hoje em dia por ser mais dinâmico e intuitivo do que o tradicional. Porém, ele possui um custo de inserção na operação, que é o custo único, mensal ou anual da plataforma.

Vantagens do E-Kanban
  • Melhor visualização do trabalho e das tarefas;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Mais agilidade para realização das tarefas.
O que é Kaizen?

Agora que já entendemos o que é o Kanban, chegou a hora de saber um pouco mais sobre a técnica Kaizen.

Portanto, esta metodologia teve o surgimento no Japão, logo após 2º Guerra Mundial, e o seu significado é “melhoria contínua”. Ou seja, esta metodologia sugere uma constante melhoria contínua em todos os aspectos de uma indústria, passando por sua operação e processos.

Tal filosofia, de acordo com Massaki Imai, repassa a ideia que tanto o ambiente profissional quanto o pessoal deve ser focado em um esforço constante de uma melhoria contínua.

Com base nisso, Kaizen é uma filosofia de produzir mais, com mais eficiência e com menos recursos, visando:
  • Melhoria dos resultados operacionais;
  • Obtenção de maiores lucros;
  • Eliminação de despesas e custos desnecessários.

Uma importante característica desta ferramenta é que ela pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, indo desde as mais pequenas companhias, até as maiores indústrias do mercado.

Kanban e Kaizen juntos?

Vimos ao longo deste artigo que essas duas metodologias ajudam na obtenção de melhores resultados e lucros em uma empresa. 

Além disso, tanto o Kanban, quanto o Kaizen, podem ser utilizados de forma conjunta, portanto, um não impede a aplicação do outro, o que é ótimo, não?!

Espero que você tenha entendido a importância dessas duas ferramentas e que tenha gostado do artigo. Até a próxima!

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