Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe


Infecção pelo novo coronavírus tem sintomas semelhantes aos da gripe, mas merece muito mais atenção e cuidados
O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por isso, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam.

No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados. Apesar disso, é importante destacar que a febre baixa também é considerada um sintoma da doença causada pelo novo coronavírus.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus .




Quando uma pessoa estiver com mais de dois sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas. Por outro lado, é fundamental lembrar que os testes não devem ser feitos por mera curiosidade. 

Qual a relação entre a vacina da gripe e o covid-19? 


Após a escolha do Ministério da Saúde de antecipar a vacinação contra a gripe, muitas pessoas começaram a enxergar uma relação de imunidade entre o medicamento e a nova doença.

Apesar de ação representar uma das formas de combate ao vírus no Brasil, a vacina contra a gripe não surte efeito para o coronavírus ou impede o covid-19 , que segue como uma doença distinta. 

A ação, porém, visa facilitar os diagnósticos clínicos do novo coronavírus. “Saber que a pessoa com suspeita da nova doença já tomou a vacina contra gripe facilita na identificação dos sintomas por eliminação”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

Postar um comentário

0 Comentários