A Depressão e os Empreendedores: Como Enfrentá-la

O Setembro Amarelo fala sobre saúde mental e faz pensar em depressão entre empreendedores. Lidar com problemas psicológicos é fundamental para ser bem sucedido.

Setembro, automaticamente faz pensar em saúde mental, com a ação do Setembro Amarelo, voltada para falar sobre a prevenção ao suicídio. O que traz a tona um assunto muito importante a ser falado: a depressão no mundo dos empreendedores. É importante que você identifique a diferença entre estresse, ansiedade e depressão, e busque ajuda quando necessário.




Ansiedade generalizada é comum, assim como fobias específicas e ataques de pânico. Se você ignorá-los, eles podem se transformar em condições mais graves. Lidar eficazmente com a ansiedade e a depressão como empreendedor requer uma melhor compreensão sobre sua saúde mental em geral e suas principais forças e comportamentos.

Os empreendedores são sempre pontuais, dão risada durante o almoço e ainda vão para o happy hour depois do serviço. Quem vê de fora não imagina que isso pode não passar de uma fachada. Um empresário tem um zilhão de problemas, recebe muita pressão de todos os lados, e isso pode desencadear um certo nível de depressão.

O medo e a sensibilidade ao fracasso são muito altos entre os empreendedores. Sem contar os riscos ousados que assumem financeiramente. Outro motivo pode ser a falta de apoio da família. Também acaba por se tornar difícil para eles alinhar os interesses dos funcionários com o objetivo da empresa e começam a sentir que estes estão lá apenas para gastar dinheiro.

Não é raro histórias de empreendedores que cometem suicídio, sem que, na maioria das vezes, seus amigos e familiares tenham sequer suspeitado do que se passava. A vergonha e humilhação pública por um eminente fracasso é o motivo mais comum. É importante que eles entendam que não estão sozinhos e que, nessas horas, se isolar é a pior opção — por mais que, em suas mentes, esta seja a opção “mais prazerosa”.

Reconhecer que é necessário buscar ajuda, e realmente buscar, é fundamental nesses momentos, para conseguir superar essas fases sombrias. É importante desafiar esses pensamentos, lembrando de suas realizações passadas para recuperar sua confiança em si mesmo. É preciso aprender as estratégias de enfrentamento para aumentar sua autoconfiança.

Para um empreendedor, é mais importante aprender a respeitar suas limitações, lembrar que é apenas um ser humano e todos cometem erros. É preciso manter um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. É necessário ter uma hora de descanso, para poder relaxar um pouco. Incentivar a cooperação entre os membros da equipe é a chave para lidar bem com suas tarefas.

Os próprios traços de caráter que ajudam a impulsionar o sucesso como empreendedores, podem os tornar mais vulneráveis a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Além disso, tendemos a nos encontrar cercados pelos fatores ambientais que dificultam a prática de bons cuidados pessoais e hábitos positivos de saúde mental. Portanto:

Verifique sua saúde mental


Por mais que hoje em dia o tabu em cima das doenças mentais tenham diminuído, infelizmente, para os muitos que ainda sofrem, elas ainda são vistas como sinal de fraqueza. Esse estigma pode impedir que quem precise de ajuda, faça de tudo para esconder essa necessidade.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física para um empreendedor. Você não ignoraria uma infecção ou alguma dor muito intensa, por esse mesmo motivo, não deve deixar passar problemas que afetam seu psicológico.

Reconheça os sinais


A depressão é marcada por um sentimento generalizado de fadiga e dificuldades cognitivas, como foco, memória e tomada de decisão. Pessoas com depressão podem experimentar uma sensação avassaladora de pessimismo e culpa.

Você pode ter mudança significativa no apetite, um aumento que leva a excessos ou uma completa perda de interesse em comida e libido. Os sintomas de depressão também podem ser físicos, como uma mudança nos hábitos de sono, dores no corpo, dores de cabeça e cãibras musculares.

Se você está triste por um motivo específico, pode ter ansiedade ou depressão situacional, que é diferente de distimia e tipos debilitantes e crônicos da depressão. Isso não significa que você não deva procurar ajuda para essas condições.

Cuide da sua saúde mental


Os empreendedores suportam longas horas de trabalho, pressão e estresse, com privação de sono, má nutrição, e normalmente, muita cafeína. Com esse estilo de vida frenético, eles geralmente enfrentam um risco maior à saúde mental. Hoje em dia existem muitas formas de ajuda com questões como estresse, ansiedade e depressão.

Acompanhamento médico


Você pode conversar com um terapeuta tanto marcando consultas presenciais, como explorar o aconselhamento on-line de serviços de ajuda psicológicas, como o zenklub, Vittude, PsicologiaViva, entre outros. Algumas universidades oferecem consultas gratuitas com os alunos de psicologia, algumas cidades oferecem esse serviço gratuito em praças ou parques e, claro, há o sistema de saúde público.

Caso a psicoterapia não resolva sozinha o problema, você deve se consultar com um psiquiatra, que vai analisar a fundo o que está acontecendo contigo e indicar a melhor medicação possível para melhorar seu estado atual.

Relaxe sua mente


Momentos de paz são fundamentais para manter a saúde mental, principalmente quando se leva uma vida de muita pressão e estresse. É muito importante ter momentos de descanso e relaxamento, isso inclui ter uma boa qualidade de sono e tentar manter um padrão de horas dormidas.

Realizar atividades como yoga, prática esportiva antiga que consiste no equilíbrio entre o corpo e a mente, meditação e presença, nem que seja com a ajuda de um aplicativo, ajudam muito a relaxar a mente e aliviar doenças mentais. Elas reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram a memória e a autoestima, aumentam a capacidade de concentração e fortalecem o sistema nervoso e imunológico.

Exercícios Físicos


Realizar atividades físicas geram endorfina no cérebro, que provoca uma sensação de bem estar. Existem muitos exercícios que são conhecidos como “atividades de lazer”, ou seja, você se exercita sem que seja algo massante.

Uma caminhada, um passeio de bicicleta, uma corrida num parque, coisas prazerosas que te ajudam a estar bem com seu corpo e sua mente. Momentos que você pode compartilhar com pessoas queridas ou animais de estimação, outro estimulante para sua saúde mental.

.
O suporte é um meio incrível de aliviar a pressão que qualquer pessoa enfrenta, especialmente empreendedores e equipes de startups. É preciso levar a sério seu próprio bem-estar e começar a facilitar que outros sigam seus passos.

Fonte :https://medium.com/realiza%C3%A7%C3%A3o-empreendedora/ 

Postar um comentário

0 Comentários