Uma carga lotação ou “carga fechada” é aquela em que as mercadorias ou insumos ocupam toda a capacidade do veículo.
Os itens sempre pertencem a uma única empresa e são destinados a um endereço específico, como uma fábrica, um centro de distribuição ou uma loja, por exemplo. Ao contrário da carga fracionada, esse tipo de modalidade não prevê entregas ao longo do percurso, somente no destino final.
Tipo de carga lotação
Essa modalidade de transporte contempla diversos itens, desde matérias-primas, insumos, peças, máquinas, até produtos acabados. Um exemplo de tipo de carga lotação é um lote de televisores que sairá da fábrica com destino a um armazém de uma loja, com o objetivo de comercialização do produto. Assim, a carga irá ocupar todo o caminhão para a movimentação e a entrega.
Vantagens do transporte de carga tipo lotação
Ao realizar o transporte de carga tipo lotação é possível organizar melhor os volumes, com menores riscos de danos aos itens e maior aproveitamento de espaços. Além disso, por ser uma operação direta, sem paradas intermediárias de carga e descarga, não é preciso desembolsar taxas extras, como diárias de armazéns, por exemplo. Assim, é possível economizar recursos e reduzir custos com eventuais avarias às cargas.
A maior agilidade na entrega é uma das marcas do transporte rodoviário de carga lotação. Uma vez que não há entregas durante o percurso, garante-se maior pontualidade no recebimento das mercadorias. Isso contribui para a otimização da cadeia produtiva, no caso de insumos, por exemplo, e para a maior satisfação dos clientes, que podem receber produtos de qualidade, com mais segurança e rapidez.
Maior segurança no transporte carga lotação
O transporte carga lotação reduz consideravelmente o risco de um dos maiores problemas logísticos do Brasil: o roubo de cargas. Como as mercadorias são carregadas na origem e somente descarregadas no destino, sem desvios ou paradas, existe menos risco de roubos, furtos ou extravios, já que elas ficam menos expostas à ação de bandidos.
Operação de transporte de carga fechada é simplificada
Por se tratar de uma entrega específica para um único cliente, o transporte de carga fechada é mais simples no que diz respeito aos processos operacionais. A emissão de notas fiscais, do conhecimento de transporte, a forma de pagamento, a definição da rota, o rastreamento e demais trâmites são mais simplificados do que nos casos que envolvem diversos clientes e múltiplas localidades.
Agora que você já sabe como funciona o transporte rodoviário de carga lotação fica mais fácil definir se deve adotá-lo em sua estratégia de logística. Ainda tem dúvida? Nós podemos te ajudar.
Fonte https://www.marshipping.com.br/
- Região atendida pela ´transportadora : Grande Vale do Paraíba e Litoral Norte ; grande são paulo e guarulhos (coleta)
- Região atendida via representação Logística : 20 estados
Comentários
Postar um comentário