Morre o Rei Pelé: lenda do futebol também tinha negócios fora dos gramados


Edson Arantes do Nascimento morreu na ultima quinta-feira (29/12) em decorrência de um câncer de cólon em estado terminal. Ex-atleta se destacou por Fundação Pelé e outros negócios



Morreu nesta quinta-feira (29/12) Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, aos 82 anos. O rei do futebol estava internado desde novembro por conta de um câncer de cólon em estado terminal.


Nascido em 23 de outubro de 1940, Pelé foi revelado pelo Santos em 1957 e, pela seleção brasileira, se tornou o único atleta a vencer três Copas do Mundo das quatro que disputou, a primeira delas aos 17 anos de idade, em 1958. Pelé é o maior artilheiro da seleção brasileira, com 95 gols marcados. Ele também jogou no New York Cosmos, nos EUA, de 1975 a 1977.

Fora dos gramados, o craque também marcou golaços. Um deles a Fundação Pelé, criada em 2018, organização de caridade dedicada a capacitar crianças, especificamente em torno do alívio da pobreza e acesso à educação, diz o site da fundação. Em 2021, o ex-atleta organizou um leilão para arrecadar dinheiro para a organização, e contou com a reuniu itens de grandes ídolos do futebol, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Franz Beckenbauer, e até de celebridades de fora do esporte, como o cantor Justin Timberlake.

Também para arrecadar dinheiro para a sua fundação, em 2021, ele criou um "IPO humano" para funcionar como uma bolsa de valores — com uma peculiaridade. O foco são os profissionais de destaque, e não as empresas, como tradicionalmente funciona nesse processo. Outro ponto é que a operação não envolvia a venda de ações — Pelé, na verdade, vendeu seu tempo aos fãs.

O pacote incluiu dez cotas (ou seja, dez conversas online) e cada uma delas foi negociada, inicialmente, pelo valor de US$ 10 mil. O tempo de encontro virtual era de 10 minutos. "Meus amigos, estou feliz em anunciar 10 intervalos do meu tempo no humanoipo.app. Bate um papo comigo. A arrecadação será destinada a apoiar a Fundação Pelé na capacitação de crianças e no acesso à educação. Mantenha a bola rolando", escreveu o rei do futebol na época.

Pelé também já fez parceria com outras grandes empresas e licenciou sua marca. Até usou até uma expressão brasileira ao falar com o fundador do Facebook e dono do WhatsApp, Mark Zuckerberg. "Hello, Mark! King of ZapZap” começou Pelé em uma conversa com o empresário. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do ex-jogador com o objetivo de divulgar a ferramenta de pagamentos do aplicativo de mensagens, lançada em junho de 2021.

Em 2013, tornou-se embaixador do Subway nos Estados Unidos e em todo mundo. O contrato reforça a estratégia da marca de se posicionar como uma opção de alimentação saudável. Na época, procurada por Época Negócios, a empresa não divulgou o valor do contrato com Pelé. Ele também fechou um acordo com a P&G, no final de 2012, e, no início de 2013, se tornou um embaixador para a montadora alemã Volkswagen.


Desde 2010, sua marca era administrada pela norte-americana Legends 10. Ele recebia uma porcentagem sobre os contratos.



Fonte : https://revistapegn.globo.com/

Postar um comentário

0 Comentários