100 anos de Disney: 5 lições de negócios para aprender com o império do entretenimento

Gigante norte-americana celebra centenário com trajetória inspiradora de sucesso, renovação e longevidade


Considerada a maior empresa de entretenimento do mundo, a Walt Disney Company completa 100 anos em 2023 como um exemplo de empreendedorismo, sucesso e longevidade no mercado. Mesmo 50 anos após a morte de seu fundador, o empresário e cineasta Walt Disney, esse império midiático, suas tramas e personagens continuam mobilizando e engajando audiências em todo o mundo.

De fato, como argumenta Mara Leme Martins, vice-presidente da BNI Brasil (Business Network International), a chave para o sucesso da Disney foi a mente empreendedora e visionária presente desde seus primeiros anos de operação.

“Walt era um indivíduo muito criativo, e tudo aquilo que ele sonhava e imaginava gerou diferenciais para construir o seu império. Existem também algumas características empreendedoras dentro do império Disney que podemos aprender e aplicar em nossos negócios”, destaca a executiva. Abaixo, Martins lista cinco dessas lições legadas pela trajetória de Walt Disney:

1) Cliente em primeiro lugar

Segundo Martins, o foco no cliente é a essência da Disney: “As pessoas não querem mais receber algo que é genérico para todos, querem algo que foi pensado para elas. E esse é o comportamento do cliente hoje em dia, ele está cada vez mais exigente, e com razão, obrigando as empresas a aprenderem, estudarem e pensarem como seus clientes, para entregar a eles exatamente o que buscam e procuram. A concorrência no mercado é grande, e é preciso lutar contra todos os players pelo mesmo cliente. A Disney sempre teve o cliente em mente ao criar novos produtos e experiências. Ela entendeu que a chave para o sucesso era criar coisas que as pessoas adorassem e para as quais quisessem voltar sempre”.

2) Criatividade e inovação

Criar um ambiente em que os colaboradores se sintam confortáveis para buscarem novidades é outra chave para o sucesso. “Na era de hoje, existem duas coisas que todo empreendedor precisa estar constantemente fazendo: inovando as tendências e tecnologias do mercado e se adaptando às drásticas e rápidas mudanças que acontecem todos os dias. A Disney sempre procurou inovar em tudo o que fazia, ultrapassando os limites do que era possível nas suas animações e narrativas”, avalia Martins.

3) Cultura empreendedora

Incentivar que os colaboradores pensem também como empreendedores pode pivotar uma empresa. “Uma das coisas que mais motivam colaboradores, além da remuneração financeira, são desafios e responsabilidades. Quando o time se sente capacitado para se apropriar de seu trabalho e contribuir para o sucesso da empresa, é mais provável que estejam engajados e motivados. Uma cultura empreendedora poderia certamente contribuir com o engajamento deles no trabalho. Também incentiva os colaboradores a pensar fora da caixa e a ter novas ideias. Isso pode levar ao desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços inovadores, agregando maior valor aos clientes, e ao mesmo tempo aumentando e diversificando a fonte de receita dessas organizações”, explica.

3) Receita diversificada

Hoje, a Disney está presente em uma grande variedade de meios, incluindo filmes, séries, livros, parques de diversão, esportes e games, contemplando um amplo e diverso universo de consumidores. “Nos dias de hoje, é muito comum ouvirmos o termo: ‘Nunca coloque todos os ovos no mesmo cesto’. Em outras palavras, procure diversificar ao máximo as suas fontes de receita, os seus negócios, os seus clientes, para não correr o risco de ficar sem nada. A Disney expandiu seus negócios além de apenas filmes de animação e se aventurou em outras áreas, como parques temáticos, programas de televisão e mercadorias. Isso a ajudou a criar vários fluxos de receita e a construir uma marca reconhecível nos seus mais diversos canais”, elucida a VP do BNI Brasil.

4) Princípios e valores claros

Qualquer empresa grande precisa ter sua cultura de protocolos e vivências que criem uma boa experiência, tanto para o consumidor quanto para o colaborador. “Acredito que princípios são universais e podem ser aplicados em qualquer tipo de empresa, independente do setor do mercado em que se encontre. Como a Disney é uma organização totalmente focada na experiência e no sucesso do cliente, criando memórias, um ponto importante é colocar o cliente no centro do negócio e tocar a operação da empresa buscando satisfazer os desejos do cliente, trazendo sempre um valor agregado. No geral, a chave para adaptar os princípios da Disney a diferentes setores do mercado é focar na criação de uma experiência memorável para o cliente, prestando atenção aos detalhes, e oferecendo sempre um algo a mais naquilo que o cliente procura e deseja”, ressalta Martins.

5) Experiências

Seja no cinema ou nos parques de diversão, todo mundo tem uma experiência memorável com a Disney, que incentiva que o cliente volte para seus produtos. “Ao olharmos para a Disney, vemos que a experiência do cliente está em primeiro lugar, sempre à procura de surpreender os seus clientes em tudo que faz. A empresa entende que fornecer uma experiência excepcional ao cliente é fundamental para seu sucesso e tornou isso uma parte central de sua estratégia e também da sua cultura, colocando o cliente em primeiro lugar”, analisa a executiva.

“O objetivo da empresa é criar uma experiência mágica que deixe os clientes felizes, satisfeitos e ansiosos para voltar, além de fazer com que esses clientes se tornem fãs e aliados na divulgação da experiência Disney para seus amigos, atraindo novos clientes”, finaliza Martins.

Fonte : https://administradores.com.br/

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