11 áreas da logística para você conhecer e implementar para otimizar sua operação

Por ser um setor complexo, as áreas da logística são inúmeras. Contudo, podemos dizer que algumas são mais estruturais.


Ao pensarmos do modo estratégico, é preciso priorizar aquelas áreas que mais vão trazer impacto positivo para sua operação, como mais produtividade e redução de custos, por exemplo.

Mas você sabe quais são essas áreas da logística que compõem um setor de atuação eficiente e como se relacionam entre si?

Então fique com a gente para conhecer em detalhes as 11 áreas da logística essenciais para a cadeia de suprimento do seu negócio. Boa leitura.

Quais são as áreas da logística?

A logística é um setor amplo e complexo que envolve diversos processos e atividades relacionados ao fluxo de mercadorias e informações.

Para entendermos melhor como funcionam e como aplicá-los na sua gestão logística, vamos dividir em 11 subáreas principais:

1. Supply Chain

Supply Chain significa cadeia de suprimentos e se refere ao conjunto de empresas e agentes que participam do processo de produção.
Compreende a distribuição e entrega de um produto ou serviço ao cliente final bem como todas as etapas intermediárias.

A gestão eficiente dessa cadeia de suprimentos tem como objetivo primário integrar e coordenar todos os elos do planejamento de distribuição.

Com isso é possível otimizar o uso de recursos, reduzir os custos, aumentar a qualidade e principalmente a satisfação dos clientes.

É uma área estratégica dentro da logística e demanda uma boa compreensão de todo o processo para coordená-lo de forma eficaz e otimizada.

2. Processamento de pedidos

Na parte do processamento de pedidos temos o recebimento, análise, confirmação e o despacho das mercadorias adquiridas pelos clientes.

É uma etapa fundamental da distribuição pois garante a agilidade, a precisão e a eficiência da entrega dos produtos ou serviços.

O processamento de pedidos depende de um bom sistema de informação, que permita o registro, o acompanhamento e o controle dos pedidos.

Quanto mais integrada for a logística da sua empresa, melhor e mais ágil será o processamento dos pedidos.

3. Armazenamento e embalagem

Quem lida diretamente com as mercadorias que serão distribuídas é a área da logística de armazenamento e embalagem.

São atividades que visam proteger, conservar e facilitar o manuseio e o transporte dos produtos.

Envolve a escolha do local, do layout, do equipamento e do método adequado para guardar os produtos em estoque ou em trânsito.

No packing temos a escolha do material, do design, da identificação e da rotulagem adequada para cada tipo de produto.

Nessa etapa cabe a utilização de tecnologias de etiquetagem como RFID para facilitar o acompanhamento das cargas durante o transporte, bem como agilizar processos de inventário.

4. Estoque

Podemos considerar o estoque como o coração do processo logístico, pois a sua eficiência é que vai ditar o fluxo dos processos e o ritmo de execução de cada atividade.

Pode ser dividido em 3 tipos básicos: estoque de matéria-prima;
estoque de produtos em processo;
estoque de produtos acabados.

A gestão do estoque visa equilibrar os níveis de itens disponíveis com as necessidades dos clientes, evitando excessos ou faltas de produtos.

Um estoque enxuto é a chave para uma distribuição eficiente, que atenda os prazos e a qualidade da entrega final sem elevar custos com armazenamento.

5. Transporte e distribuição

Essa área da logística é senso comum quando se pensa no tema, justamente por ser uma das mais importantes.

As atividades de transporte e distribuição envolvem o deslocamento físico dos produtos desde o ponto de origem até o ponto de destino.

O deslocamento das mercadorias pode ser realizado por diferentes modais de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo.

A distribuição pode ser realizada por diferentes canais, como atacadistas, varejistas ou direto ao consumidor.

O principal objetivo dessa área é entregar os produtos no tempo, no lugar e nas condições desejados pelos clientes, podendo ser mensurada pela métrica de OTIF.

6. Movimentação de materiais

A movimentação de materiais é uma etapa que ocorre antes e depois do transporte e consiste no manuseio e deslocamento dos produtos nos armazéns.

Dentro do pátio da empresa e do estoque, a movimentação precisa ser feita com fluidez e segurança, assim como precisa ser organizada de forma que facilite o processo de picking.

Isso demanda investimentos em maquinários adequados como empilhadeiras, esteiras, guindastes ou robôs.

A depender do tipo de distribuição, a movimentação também pode ser necessária no momento da entrega, como no caso de fábricas que levam produtos a centros de distribuição.

Portanto, se foi necessário uma empilhadeira na hora de carregar, no ponto de destino é preciso que haja o mesmo equipamento para descarregar a mercadoria com segurança e eficiência.

7. Informação

Atualmente a informação é um dos recursos mais importantes para o sucesso da gestão logística.

As operações de gestão que seguem o conceito de data driven, tendem a ser mais otimizadas pois estão continuamente usando os insights proveniente dos dados para tomar as melhores decisões.

Além da coleta, processamento e armazenagem adequadas das informações, é fundamental que haja integração.

Assim, fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes poderão ter acesso aos dados e acompanhar os processos.

Outro efeito disso é que os órgãos fiscalizadores também terão acesso a dados assertivos para a fiscalização do negócio.

8. Gestão de qualidade

A gestão de qualidade é a atividade que visa garantir que os produtos ou serviços atendam aos requisitos e às expectativas dos clientes.

Passa pela eficiência de todos os processos, que terão que seguir critérios bem definidos para que o produto final seja de excelência.

Envolve também a definição de padrões, a medição do desempenho, a identificação das causas dos problemas, a implementação das melhorias e a avaliação da satisfação dos clientes.

Conhecer os principais KPIs logísticos é uma boa maneira de acompanhar os indicadores e garantir a máxima qualidade dos procedimentos.

9. Prevenção de perdas

Reduzir custos passa por mitigar desperdícios, para isso existe a área de prevenção de perdas.

Deve ser implementado em todas as etapas para evitar perdas não só de recursos mas também de tempo.

Mapear tarefas redundantes e falta de ferramentas adequadas é uma maneira de otimizar processos e reduzir custos.

Algumas outras atribuições do setor envolvem medidas de segurança patrimonial, rastreio de produtos e veículos, controle climático, qualificação dos funcionários, entre outros processos.

10. Manutenção preventiva e conservação

Complementar a prevenção de perdas temos a manutenção preventiva e a conservação que contribui para vida útil de equipamentos e insumos.

A acomodação correta de matéria-prima e de produtos acabados é muito importante para garantir a qualidade da entrega final.

A manutenção preventiva consiste em realizar inspeções periódicas e reparos antecipados para evitar falhas ou quebras nos equipamentos.

Já a conservação realiza a limpeza, lubrificação e ajustes nos equipamentos.

Cabe ao gestor mensurar esse processo com indicadores que garantam a eficiência e facilite o controle dessas ações.

11. Controller logístico

O controller logístico é o profissional responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades logísticas da empresa.

As suas qualificações principais são o conhecimento das áreas financeira, contábil, fiscal e jurídica relacionadas à logística.

Esse profissional também deve também analisar os custos, os indicadores e os resultados das operações logísticas e propor melhorias contínuas.

Trata-se de uma área extremamente analítica que vai demandar do colaborador o constante aprimoramento das suas habilidades e seus conhecimentos técnicos.

Qual a melhor área da logística para trabalhar?

A logística é uma área muito diversificada e dinâmica, que oferece diversas possibilidades de atuação para os profissionais que se interessam por esse campo.

Por isso que para escolher a melhor área da logística para trabalhar é ideal considerar as suas aptidões e aspirações profissionais.

Além disso, outros fatores podem ajudar a tomar a melhor decisão sobre em qual área se especializar dentro da logística.

Escolha o tipo de operação que tenha mais afinidade dentre as opções. As principais são as áreas industriais, comerciais, transporte, distribuição, entre outras.

Entenda também os níveis de responsabilidade da função a ser exercida, pois estamos falando de uma cadeia.

Ou seja, um atraso na aquisição de insumo vai desencadear na entrega final fora do prazo, portanto é preciso ter muita atenção e qualificação dos envolvidos.

O segmento de mercado a se trabalhar também é importante, pois isso vai impactar no dia a dia do trabalho logístico.

As indústrias automotivas, farmacêuticas, e-commerce, entre outras, oferecem desafios e oportunidades diferentes para o profissional da logística.

Dito isso, observe as 11 áreas da logística que citamos acima para entender qual delas tem mais a ver com sua personalidade e objetivo de carreira.

A tecnologia como aliada nos processos logísticos da sua empresa

A logística é uma área que está em constante evolução e que precisa se adaptar às mudanças e às exigências do mercado e dos clientes.

Nesse sentido, as novas tecnologias são aliadas valiosas na gestão dos processos logísticos na sua empresa, pois podem trazer diversos benefícios.

O aumento da produtividade é uma das maiores vantagens de usar soluções tecnológicas, em especial as que automatizam tarefas repetitivas.

Isso contribuiu para diminuição de erros no processo e ainda libera os funcionários para focar em outras etapas ou na sua própria qualificação.

Também é possível fazer uma gestão muito mais precisa dos recursos, evitando desperdícios de material, excesso ou falta de estoque, além de outras reduções.

A comunicação é outra questão em que a tecnologia faz muita diferença, principalmente com soluções que permitem a integração dos envolvidos.

Uma cadeia de suprimentos conectada em tempo real permite ajustes rápidos durante os processos para otimizar a distribuição ou contornar imprevistos.

Todas essas implementações tecnológicas vão proporcionar uma experiência do cliente muito mais satisfatória, aumentando sua taxa de fidelização.

Alguma das tecnologias mais modernas aplicadas às áreas da logística são:
  • RFID: é uma tecnologia que permite a identificação por radiofrequência dos produtos por meio de etiquetas ou sensores que emitem sinais para um leitor;
  • IoT: é a sigla para Internet das Coisas, que se refere à conexão de objetos à internet por meio de sensores ou dispositivos inteligentes;
  • IA: sigla para Inteligência Artificial, que se refere à capacidade de máquinas ou sistemas de simular o raciocínio humano para resolver problemas ou tomar decisões;
  • Logtechs: são empresas que desenvolvem soluções inovadoras para o setor logístico por meio da aplicação de tecnologias emergentes.


Fonte : https://www.totvs.com/

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