Os 5 erros mais comuns que você deve evitar se quer trabalhar com inteligência artificial

Medo de mudanças e não investir em capacitação estão entre os deslizes mais comuns de quem começa na área de IA; veja como não cometer esses erros 


Nos próximos cinco anos, mais de 75% das empresas devem incorporar a Inteligência Artificial em seus negócios. Os dados são de um levantamento do Fórum Econômico Mundial, que aponta para o surgimento de novas oportunidades profissionais na área – o estudo prevê um aumento de 30% nas posições para especialistas em IA até 2027. Nesse cenário, quem dominar a nova tecnologia vai se destacar no mercado.

Mas é importante ficar atento: se você pretende iniciar uma carreira em inteligência artificial, existem alguns deslizes que você deve evitar cometer. Elencamos os principais a seguir. Confira.

1. Ser resistente à mudança

O setor de tecnologia muda o tempo todo. E quem deseja incorporar a inteligência artificial em seus negócios precisa estar disposto a sair da zona de conforto.

É comum que o medo apareça nesse momento, mas há vantagens de estar aberto às novas tecnologias. Veja alguns exemplos de como as novidades da IA podem beneficiar sua carreira:
  • Maior chance de ocupar cargos com salários mais competitivos;
  • Possibilidade de destaque na empresa, que facilita uma possível promoção;
  • Carreira com leque amplo de oportunidades.

2. Não usar a ferramenta para aumentar sua produtividade

Se você acredita que a inteligência artificial não é uma aliada no seu dia a dia profissional, você está enganado. O uso da ferramenta pode ser muito positivo e trazer bons resultados. E os empresários brasileiros estão cientes dessas vantagens. Segundo uma pesquisa da Microsoft, 41% dos líderes acreditam que o uso da IA no ambiente de trabalho pode contribuir para aumento na produtividade dos empregados.

Você pode utilizar a IA para automatizar tarefas que acontecem com frequência, para analisar grande volume de dados com mais velocidade, reduzir as chances de falha, prever tendências e se preparar para elas. As possibilidades são as mais diversas.

3. Achar que IA é apenas para profissionais de exatas

Já foi o tempo em que uma carreira na área de tecnologia era exclusiva para profissionais das exatas – como os especialistas em dados, cientistas da computação e engenheiros.

Agora, cada vez mais o setor de IA mostra-se democrático, com oportunidades para profissionais de diferentes formações e segmentos. Para ter ideia, a inteligência artificial pode ser um diferencial no currículo de médicos, advogados e agricultores, por exemplo.

Na Medicina, existem cirurgias realizadas com apoio da IA para trazer mais segurança e eficiência nos procedimentos. Os advogados, por sua vez, têm utilizado a ferramenta para realizar pesquisas jurídicas e prever resultados judiciais. Já os agricultores conseguem analisar dados históricos de colheita e plantio para tomar decisões mais assertivas.

Essas são apenas algumas das oportunidades que a inteligência artificial pode oferecer, mas o leque de possibilidades é bastante extenso. 

4. Não buscar capacitação profissional


É consenso entre especialistas do setor que investir em uma atualização profissional é o primeiro passo para ingressar na área de inteligência artificial. Uma especialização agrega conhecimento e prepara melhor os profissionais para concorrer às vagas do mercado. Por isso, se uma carreira em IA está nos seus planos, aposte em uma boa formação.


5. Achar que vai perder seu emprego para a inteligência artificial

Profissões como especialistas em inteligência artificial e cientistas de dados estão entre as ocupações com maior potencial de crescimento até 2027, conforme mostra relatório do Fórum Econômico Mundial. Segundo o estudo, as posições em IA devem aumentar em 30% nos próximos anos – não dá para negar que é um mercado em pleno crescimento.

É diante desse cenário animador que especialistas afirmam que a inteligência artificial não deve roubar o emprego dos seres humanos. Pelo contrário: a IA deve se tornar uma aliada de quem busca alavancar resultados e potencializar a produtividade. No entanto, há um profissional que pode ser substituído pela tecnologia: os que não se adaptarem a ela.


DICA DE CURSO GRATUITO

Para entender como a IA pode fazer a diferença na sua carreira, acompanhe a série da EXAME sobre o tema. O conteúdo é disponibilizado online e gratuitamente – e promete ensinar como se tornar o profissional mais valorizado do mercado com ajuda da IA.


Fonte : https://exame.com/

Postar um comentário

0 Comentários