Carga fracionada: economia de tempo e custo na logística

Carga fracionada: economia de tempo e custo na logística



A carga fracionada tem sido uma das maiores tendências do setor de logística nos últimos anos. O principal fator que destaca esse tipo de transporte é o crescimento de compras online e do comércio digital devido ao comportamento pós-pandêmico.

De acordo com estudo da plataforma de e-commerce CupomValido.com.br, as compras online cresceram 22,2% no Brasil em 2022. Esse aumento gera impacto direto na logística das empresas.

É neste momento que a carga fracionada entra com o papel essencial de otimização do transporte dessas mercadorias. Mas você sabe o porquê?

Para entender melhor o que é esse tipo de carga e como ela é utilizada na operação da transportadora, continue a leitura!

O que é carga fracionada?

A carga fracionada é uma modalidade de transporte de carga em que são embarcadas pequenas remessas de mercadorias, e o valor do frete é calculado considerando-se essa quantidade.

Ou seja, o caminhão transporta mercadorias de dois ou mais clientes na mesma viagem. Dessa maneira, a empresa otimiza tempo e dinheiro para entregar seus produtos pelo país.

Esse transporte é muito usado em negócios B2C, como é o caso dos e-commerce. Conheça os produtos mais transportados nesse modelo:

  • eletrônicos;
  • eletrodomésticos;
  • produtos de perfumaria;
  • têxteis;
  • papelaria;
  • autopeças;
  • alguns medicamentos;
  • bebidas;
  • entre outros.

Quais as vantagens da carga fracionada?

Como mencionado, o maior objetivo do transporte de carga fracionada é fazer com que as empresas tenham mais economia na hora de fazer a entrega dos seus produtos. Conheça algumas de suas vantagens:

Economia de tempo

A carga fracionada otimiza o tempo de entrega. Mas, para isso, é preciso uma transportadora de qualidade, que planeje rotas vantajosas e tenha foco em tecnologia para o monitoramento da carga de forma eficiente – evitando, assim, os atrasos.

Economia de dinheiro

Ao optar por essa modalidade de transporte, todos saem ganhando. Isso porque o frete é dividido entre as empresas, gerando economia nos custos de logística e, assim, reduzindo o valor do frete para o consumidor final.

Possibilidade de atender a qualquer tipo de empresa

O espaço físico do transporte é ocupado por pequenas mercadorias de várias empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Esse processo possibilita que sejam feitas entregas em qualquer território, pagando apenas o valor do espaço alugado.

Segurança

Nesse modelo, os transportadores tendem a colocar no mesmo caminhão somente mercadorias similares, independentemente de que empresas são. Esse cuidado reduz as chances de contaminação e situações que comprometam os produtos.

Como optar por essa modalidade?

Para implementar essa modalidade de frete, a princípio a empresa precisa calcular a quantidade de volume de carga que tem e os produtos que fornece.

Após tomada a decisão, é fundamental que a empresa pesquise uma transportadora de qualidade, que utilize mecanismos para a entrega, como tecnologia, segurança, soluções em monitoramento e uma equipe altamente capacitada – afinal, é ela que vai cuidar de todo o processo. A SJK Opção em Transportes conta com essas e inúmeras outras vantagens e soluções para o seu negócio.

Além disso, depois de escolher a transportadora que se encaixa em todos esses requisitos e selecionar os produtos a serem transportados, é chegada a hora de fazer a cotação do frete.

Continue a leitura para saber como calculá-lo.

Como é calculado o frete?


Para fazer o cálculo do frete da carga fracionada, é necessário entender e somar todos os fatores logísticos que influenciam no valor:

  • distância percorrida;
  • peso da mercadoria;
  • taxas de pedágio na rota;
  • taxa de gerenciamento de riscos;
  • taxa de restrição ao trânsito (TRT);
  • taxa de despacho;
  • imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Como todo serviço, é preciso que os gestores logísticos fiquem atentos a alguns desafios de execução que a carga fracionada apresenta.

Mas fique tranquilo: esse modelo de serviço se tornou um grande aliado no dia a dia da logística das empresas. Além de todas as vantagens que apresenta, seu preço final é justo e objetivo.

Ficou interessado na modalidade de transporte de carga fracionada? Faça um orçamento na SJK Opção em Transportes. Aqui, oferecemos fretes de cargas fracionadas com segurança e qualidade e uma equipe pronta para ajudar você!



Postar um comentário

0 Comentários