Mad Skills: quem é você fora do escritório?

Assim como em um quebra-cabeça, a vida é a junção de diversas pecinhas que se traduzem em um todo. Cada peça do seu quebra-cabeça representa uma faceta única da nossa identidade, seja nossas habilidades para o trabalho, e também nossas paixões, relacionamentos, hobbies e demais experiências.




É importante pensar que o trabalho é apenas uma dessas peças, embora muitas vezes a gente acabe sendo levado a pensar que toda a nossa vida se resume a isso. Então, à medida que nos concentramos apenas nessa peça, corremos o risco de esquecer das outras que compõem a imagem completa de quem somos e que por isso são tão importantes quanto.

A partir deste ponto, vamos explorar como descobrir e nutrir suas "mad skills", que podemos traduzir como as habilidades que você desenvolve a partir dos seus hobbies. Essas habilidades podem fazer com que você encontre peças ausentes e revele a imagem completa da sua identidade.

A identidade além do trabalho

As “mad skills”, ou habilidades excepcionais, são um reflexo das suas paixões, talentos e interesses únicos que vão além do escritório. Imagine alguém que é um entusiasta da fotografia e, fora do trabalho, captura momentos emocionantes. Essa "mad skill" revela um aspecto apaixonado de sua personalidade que pode não ser evidente no ambiente profissional, mas que faz uma grande diferença no seu dia a dia.

Assim como montar um quebra-cabeça requer paciência e atenção aos detalhes, equilibrar identidade pessoal e profissional exige uma abordagem semelhante. Investir tempo no desenvolvimento de suas paixões não apenas enriquece sua vida, mas também cria sinergia entre as partes e o todo. É o processo de juntar as peças da sua identidade para criar uma imagem mais completa de quem você é, pois o todo é maior que as partes.

Então, por que se limitar a mostrar apenas o que está no seu currículo se você não é o seu currículo, certo? Se você é um excelente escritor, explore a escrita de artigos ou histórias em seu tempo livre. Se é um mestre da jardinagem, cultive um jardim deslumbrante que seja uma extensão da sua criatividade. Mostre ao mundo que sua identidade vai muito além das habilidades listadas no papel ou aqui no LinkedIn.

Além disso, valorizar as suas "mad skills" pode abrir portas para oportunidades inesperadas em sua vida profissional. Por exemplo, as habilidades de liderança que você desenvolveu como capitão de um time esportivo formado por amigos podem ser aplicadas com sucesso no ambiente de trabalho. Suas paixões pessoais têm o potencial de impulsionar o crescimento da sua carreira de maneiras surpreendentes.

A vida é, de fato, uma equilibração delicada entre carreira e paixões pessoais. Encontrar esse ponto pode não apenas enriquecer sua vida, mas também fortalecer sua identidade.

Encontrando o equilíbrio


1. Desvende suas paixões: O que você faz com prazer e que faz o seu coração vibrar fora do ambiente de trabalho? Identificar suas paixões e habilidades pessoais pode ser o primeiro passo para encontrar o equilíbrio.

2. Integração entre vida pessoal e profissional: Acredito que ainda que não sejamos o nosso trabalho podemos encontrar maneiras de integrar nossas paixões com a nossa rotina profissional. Que tal reservar um período para se dedicar a elas e explorar como podem ser aplicadas em seu trabalho?

3. Compartilhe quem você é: Não hesite em ser transparente sobre quem você é, compartilhe suas paixões com amigos, colegas e até mesmo aqui com as suas conexões profissionais. Já pensou em ter a possibilidade de colaborar em projetos relacionados a essas paixões, enquanto expande suas experiências e redes de contato?

4. Expanda a sua mente além do escritório: Lembre-se de que ser mais do que seu trabalho pode ser uma jornada gratificante. Valorizar sua identidade pessoal pode, de fato, ser a chave para uma vida mais plena e uma carreira mais satisfatória.

Eis aqui um chamado para sermos pessoas inteiras. Só nos conectando e valorizando a nossa vida por completo podemos encontrar o caminho para um outro modo de existir.

Então, me diga, o que você está esperando para começar hoje a abraçar as suas paixões e habilidades que fazem de você uma pessoa única?

Avante!

Fonte : Genesson Honorato Psicólogo, Professor @ Fundação Dom Cabral

Postar um comentário

0 Comentários