Por que as mangueiras dos postos de combustíveis não são transparentes? Especialista explica

Em meio às idas frequentes aos postos de combustíveis, muitos motoristas devem se perguntar o porquê das mangueiras utilizadas para abastecer os veículos não são transparentes. Para elucidar essa questão que atravessa o cotidiano dos condutores, o assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa, explica o motivo da não recomendação desse tipo de mangueira.



“A exposição direta à luz solar pode causar alterações químicas nos combustíveis, levando à degradação e a perda de qualidade. Além disso, a opacidade protege os combustíveis contra a ação dos raios ultravioleta, que podem acelerar o processo de oxidação”, explica o profissional.

Outro fator crucial é a prevenção de contaminação. “A opacidade das mangueiras impede a entrada de luz, minimizando o crescimento de microorganismos no interior, o que poderia comprometer a integridade do combustível”, completa Antônio José.

Segundo informações divulgadas pelo Inmetro, a norma ABNT NBR 15690:2009 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Mangueiras de abastecimento, transferência, carga e descarga de combustíveis, biocombustíveis e aditivos proíbe o uso de material transparente, visto que a cor escura do material e opacidade externa são necessárias devido suas características de resistência e durabilidade, que não são encontradas em materiais transparentes.

A escolha por mangueiras opacas nos postos de combustíveis está relacionada a questões técnicas, sendo uma medida crucial para garantir a eficiência e a durabilidade dos combustíveis que abastecem os veículos.

Postar um comentário

0 Comentários