Como vencer a ansiedade antes de reuniões importantes? Pense em Nadal

Os rituais podem influenciar positivamente o desempenho em situações de alta pressão, proporcionando uma sensação de ordem e controle




No mundo acelerado dos negócios, onde as reuniões muitas vezes dominam as agendas, a capacidade de navegar através do estresse e da ansiedade se torna uma habilidade crucial. Neste contexto, usar rituais, mais do que apenas rotinas, como ferramentas poderosas não apenas para aumentar a produtividade, mas também para aliviar a tensão que acompanha as reuniões de alto risco e superar o medo de falar em público, pode ser exatamente do que as pessoas precisam.

Os rituais, conforme escreveu a coach de carreira Luciana Paulise em artigo para a Forbes, fornecem uma estrutura que pode ajudar indivíduos a navegarem pelas incertezas de suas jornadas profissionais. Eles consistem em uma sequência rígida de comportamentos frequentemente executados na mesma ordem.

“Estabelecer uma rotina matinal ou um ritual pré-trabalho pode criar uma sensação de controle e estabilidade, neutralizando o caos que muitas vezes acompanha os desafios profissionais”, explica.

Em seu livro “Chatter”, o psicólogo Ethan Kross sugere que os rituais afetam psicologicamente os indivíduos, os fundamentando no momento presente e reduzindo o impacto de situações estressantes. Os rituais podem influenciar positivamente o desempenho em situações de alta pressão, proporcionando uma sensação de ordem e controle.

Este é o caso do tenista Rafael Nadal, que tem uma série de rituais pré-jogo. Do posicionamento de itens a movimentos corporais específicos, o atleta olímpico aposta tudo em sua rotina.

“Alguns chamam isso de superstição, mas não é”, escreveu em sua autobiografia “Rafa: A Minha História”, lançada em 2011. “Se fosse superstição, por que eu continuaria fazendo a mesma coisa indefinidamente, ganhando ou perdendo? É uma forma de me colocar em uma partida, de colocar ordem no meu ambiente para corresponder à ordem que procuro em minha cabeça”.

Entre os rituais praticados por Nadal antes dos jogos, conforme matéria da Distractify, estão tomar um banho gelado 45 minutos antes da partida, usar duas meias da mesma altura, carregar uma raquete enquanto caminha até a quadra, tirar sua jaqueta enquanto pula encarando o público, se secar entre cada ponto, cruzar linhas apenas com seu pé direito enquanto evita pisar nelas e ajustar sua roupa íntima antes de cada saque.

Além disso, o atleta também precisa tomar goles de duas bebidas durante os change overs, o primeiro de um drink energético e o segundo de uma garrafa de água. Em seguida, ele posiciona as garrafas exatamente nas posições em que estavam antes e aponta as etiquetas para o lado em que vai jogar.

“É algo que você começa a fazer, é como uma rotina. Quando faço essas coisas, significa que estou focado, estou competindo – é algo que não preciso fazer mas, quando faço, significa que estou estou focado”, escreveu Nadal.

Os rituais, segundo Paulise, impactam o nosso cérebro, reduzindo os níveis de cortisol e promovendo uma sensação de calma, fazendo com que as pessoas se sintam menos ansiosas e com menor frequência cardíaca. Um deles, comumente usado no trabalho, é a limpeza.

“Ao limpar e organizar sua estação de trabalho de maneira padronizada antes ou depois do turno, você pode reduzir distrações e dúvidas e manter sua mente limpa. Este ritual pode ser aplicado a qualquer estação de trabalho ou home office, garantindo que nada esteja em sua mesa, exceto o computador e a garrafa de água, antes de começar o dia”, detalha a especialista.

Outros rituais que podem ser adotados, de acordo com ela, incluem respirar fundo e olhar no espelho por dois minutos antes de uma apresentação ou passar 15 minutos do dia de trabalho configurando uma lista de tarefas e a agendando em um calendário ou aplicativo de gerenciamento de tempo.

“Pequenas ações e hábitos podem ter um grande impacto no nosso bem-estar mental, especialmente em ambientes profissionais onde a ansiedade pode ser predominante. Quer seja um simples ritual antes de uma grande reunião ou para ajudar a relaxar depois do trabalho, estas práticas podem criar um efeito cascata positivo no nosso bem-estar geral. Ao abraçar e personalizar esses rituais, podemos cultivar uma mentalidade mais calma e, finalmente, prosperar em nossas carreiras”, finaliza.

(com Forbes) / https://administradores.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários