Confira 6 dicas de legislação para caminhoneiros

 Nesta matéria, forneceremos dicas importantes e informações cruciais sobre a legislação para caminhoneiros, para que possam realizar seu trabalho com eficiência e dentro da legalidade.



Para garantir a segurança nas estradas e a conformidade com as leis, é essencial que os motoristas de caminhão estejam bem-informados sobre a legislação que rege sua profissão. Nesta matéria, forneceremos dicas importantes e informações cruciais sobre a legislação para caminhoneiros, para que possam realizar seu trabalho com eficiência e dentro da legalidade.

1. Jornada de Trabalho e Descanso:

Uma das áreas mais críticas da legislação para caminhoneiros diz respeito à jornada de trabalho e descanso. De todo modo, as mudanças recentes na Lei do Caminhoneiro foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, a casa derrubou os dispositivos da Lei 13.103/2015 sobre aspectos acerca da jornada de trabalho. Bem como acerca do descanso e fracionamento de intervalo dos motoristas. Assim, o principal impacto está relacionado à qualidade do repouso. A partir de agora, o profissional terá de descansar 11 horas ininterruptas dentro do período de 24 horas. Dica: Mantenha um registro preciso de sua jornada de trabalho e descanso para evitar multas e garantir sua segurança nas estradas.

2. Limite de Velocidade:

Cada estado ou país pode ter regulamentações específicas quanto aos limites de velocidade para caminhões. É fundamental conhecer esses limites e respeitá-los rigorosamente para evitar infrações e acidentes.

Dica: Mantenha-se atualizado sobre os limites de velocidade em cada região que você trafega e use equipamentos de controle de velocidade, se necessário.

3. Peso e Dimensões do Veículo:

Os caminhões têm restrições quanto ao peso máximo permitido e às dimensões. Conheça as regulamentações locais e certifique-se de que seu veículo esteja dentro dos padrões estabelecidos para evitar multas e problemas legais.

Dica: Verifique regularmente o peso da carga e as dimensões do seu caminhão para garantir que esteja em conformidade com a legislação.

4. Documentação:

Mantenha todos os documentos necessários em dia, incluindo CNH, CRLV, seguro obrigatório e nota fiscal da carga. A falta de documentação adequada pode resultar em multas e atrasos na entrega.

Dica: Organize uma pasta com todos os documentos necessários e verifique sua validade regularmente.

5. Equipamentos de Segurança:

Certifique-se de que seu veículo esteja equipado com dispositivos de segurança, como extintores de incêndio, triângulos de sinalização e cintos de segurança em bom estado de funcionamento.

Dica: Faça verificações regulares nos equipamentos de segurança para garantir que estejam em perfeito estado.

Conhecer e cumprir a legislação é fundamental para a segurança nas estradas e para a carreira de um caminhoneiro. Além disso, estar em conformidade com as regulamentações evita multas e problemas legais que podem prejudicar sua profissão. Portanto, é essencial manter-se informado e atualizado sobre as leis que regem sua atividade. Lembre-se de que a legislação pode variar de acordo com o local e a carga transportada, por isso, estar bem-informado e consciente de suas responsabilidades como caminhoneiro é essencial para uma viagem segura e bem-sucedida.

Fonte : https://www.revistacaminhoneiro.com.br

Postar um comentário

0 Comentários