Se você é um gerente de logística em sua empresa, comércio e precisa otimizar os prazos de entrega, buscando eficiência ou um empresário determinado a manter seu estoque em movimento, a compreensão das etapas do transporte de cargas é fundamental.
No mundo dinâmico em que a atividade de distribuição de mercadorias está inserida — onde produtos viajam por longas estradas —, cada processo é uma peça vital do quebra-cabeça logístico.
Foi pensando nisso que criamos este conteúdo: para explicar todas as fases que compõem a logística do transporte de cargas.
Quais são as etapas do transporte?
O processo de transporte de cargas envolve as seguintes etapas:
- Pedido, Coleta e recebimento
- Embalagem
- Emissão de documentos
- Carregamento/Distribuição
- Rastreamento
- Transporte
- Redespacho
- Descarregamento
- Conferência e recebimento
- Armazenamento
Etapas do transporte de cargas: entenda cada uma delas
Como você acabou de conferir, a logística de transporte de cargas vai além de apenas mover mercadorias de um ponto a outro. O que ocorre é um intrincado ballet de planejamento, coordenação e execução.
Desde a coleta e preparação das mercadorias até a entrega final, cada fase é cuidadosamente orquestrada para garantir que o produto chegue com segurança e no prazo certo.
- Pedido, Coleta e recebimento: as mercadorias são coletadas do local de origem após pedido, atentando-se para a tripla verificação (quantidade, qualidade e integridade) e, ou o fornecedor leva a mercadoria até a unidade da transportadora em Guarulhos.
- Embalagem: as mercadorias são somente transportadas cuidadosamente embaladas e protegidas contra danos durante o trajeto. A transportadora não se responsabiliza por embalagens inadequadas.
- Emissão de documentação: antes que a carga siga para o seu destino, deve-se emitir todos os documentos obrigatórios, como Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), entre outros.
- Carregamento/Distribuição: as mercadorias são carregadas no veículo de transferência de maneira organizada para a unidade de distribuição;
- Rastreamento: etapa com foco em monitorar a localização e o status das mercadorias durante todo o percurso em tempo real.
- Transporte: as mercadorias são transportadas ao longo da rota planejada, levando em consideração fatores como distância, prazo, tempo estimado de viagem, condições climáticas e rodoviárias, entre outros.
- Redespacho: se necessário, pode ocorrer o redespacho (quando uma transportadora intermediária contrata outra transportadora para continuar o transporte até o destino).
- Descarregamento: no local de destino, as mercadorias são descarregadas do veículo de transporte, observando sua integridade.
- Conferência e recebimento: o destinatário realiza a conferência para garantir que a entrega esteja de acordo com o que foi solicitado e em boas condições. Fique atento, Se houver demora excessiva do recebedor pode haver cobrança por demora no recebimento ou pela dificuldade de entrega.
- Armazenamento: as mercadorias podem ser armazenadas ou imediatamente entregues ao destinatário final.
Agora que você conhece o processo logístico faça sua cotação de frete com nossa transportadora.
Maiores Informações :
Cotações podem ser feitas pelo e-mail ou pelo website
e-mail
sjktransportes@sjktransportes.com.br
comercial@sjktransportes.com.br
Atendimento Chat Online website / blogger
8h00 as 17h00
(almoço 11h30 as 13h00)
Telefone
12 3933 3713
Site :
www.sjktransportes.com.br
Facebook :
www.facebook.com/sjktransportes
Instagram :
www.instagram.com/sjktransportes
Comentários
Postar um comentário