Qual o impacto da inflação na cadeia de suprimentos

 A inflação na cadeia de suprimentos impacta nos custos logísticos e de produção, por exemplo, no gasto das matérias-primas, energia ou transporte.

Em um cenário inflacionista, o funcionamento da cadeia de suprimentos pode ser alterado e causar atrasos nos envios, pontos de estrangulamento nas linhas de produção ou quebras de estoque em armazéns, entre outros problemas. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a atenuar alguns dos efeitos da inflação. As empresas tendem a optar por soluções tecnológicas que permitem melhorar o planejamento para se antecipar a possíveis interrupções ou ter visibilidade do estoque em tempo real para garantir a demanda do produto.



O que é a inflação na cadeia de suprimentos?

A inflação é um fenômeno provocado pelo desequilíbrio entre a produção e a demanda, que dá origem a um aumento generalizado dos preços dos produtos e serviços durante um período de tempo. O aumento geral dos preços implica que, com a mesma quantia de dinheiro, o poder aquisitivo das pessoas para obter bens e serviços diminui.

Um contexto inflacionista não afeta só o custo de vida, pois também repercute nas cadeias de suprimentos devido ao aumento global do preço das matérias-primas e das energias para produzir bens.

A multinacional de gerenciamento de investimentos norte-americana Blackrock mostra em sua análise The new inflation regime o impacto provocado pelas interrupções na cadeia de suprimentos na inflação: “O aumento da inflação no último ano foi causado pela limitação de fornecimento em toda a economia e em setores específicos, o que representa uma mudança profunda em relação ao predomínio dos fatores que impulsionaram a demanda durante décadas.”

Segundo a publicação da Blackrock Investment Institute A world shaped by supply, a inflação tem uma relação direta com a pandemia de coronavírus: “Essa nova era de inflação gerada pela oferta começou com a paralisação da produção devido à pandemia de COVID-19 e a subsequente reativação econômica." As mudanças nos hábitos de consumo, que se traduziram em um aumento incessante das compras online, ocasionaram pontos de estrangulamento em alguns setores e excesso de capacidade em outros. "Os preços tendem a subir mais rapidamente por causa dos pontos de estrangulamento do que baixar pelo excesso de produção, aumentando os níveis de inflação", afirmam os autores.

Como a inflação afeta a cadeia de suprimentos

inflação representa um desafio para as cadeias de suprimentos globais, que devem aumentar a visibilidade do estoque, melhorar seu planejamento logístico e reduzir custos de produção para permanecerem competitivas.

“A interconexão das cadeias de suprimentos mundiais implica que, quando um preço sobe, outros tendem a segui-lo”, indica o professor de Economia da Universidade de Oxford, Michael McMahon, em seu artigo What is supply chain inflation and why is it driving up consumer prices now? Segundo o especialista, existem três fatores que contribuem para a inflação: o aumento dos preços de bens e serviços, o custo de pessoal e os gastos de energia. “Embora a inflação dos preços ao consumo tenha sido relativamente baixa e estável durante os últimos 20 anos, nos últimos meses houve um grande salto no crescimento dos preços, assim como houve muito debate sobre o papel das interrupções na cadeia de suprimentos”, aponta McMahon.

O aumento de custos logísticos e de produção não é a única consequência da inflação. As mudanças na demanda, provocaram gargalos e ruptura de estoque, como o caso dos microchips das empresas tecnológicas, causaram o desabastecimento de matéria-prima e produtos semiacabados que desafiaram as cadeias de suprimentos globais.

Na análise How does inflation impact the supply chain?, a companhia de seguros suíça Zurich descreve em linhas gerais os efeitos inflacionistas na cadeia de suprimentos: “O aprovisionamento se torna mais complexo durante os períodos inflacionistas. Se o aumento de custos for repassado ao comprador, possivelmente a demanda sofrerá uma queda e, consequentemente, os produtores demandarão menos bens ou serviços. Os processos de venda e operações necessitam de uma abordagem do planejamento mais específica, detalhada e ágil, que conte com o apoio de todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos, incluindo as equipes de vendas e marketing, assim como de armazenamento e logística”.

Ferramentas para atenuar a inflação no 'supply chain'

O planejamento logístico representa uma estratégia eficaz para atenuar os efeitos da inflação na cadeia de suprimentos. A falta de previsão e de controle do estoque obriga a fazer compras não planejadas que podem encarecer os custos logísticos, de transporte ou produção. A solução? Reforçar a resiliência e a flexibilidade da cadeia de suprimentos para enfrentar as interrupções e continuar dando uma resposta satisfatória à demanda dos clientes.

Na publicação Inflation, disruption and supply chains: decisions to make now, a consultora Accenture indica três caminhos para atenuar a inflação:

  • Visibilidade. O supply chain tower permite que os executivos tenham permanentemente as informações necessárias para tomar as decisões adequadas. Essa ferramenta digital promove a visibilidade end-to-end na cadeia de suprimentos, agilizando a detecção de erros e ineficiências antes de ser um problema real no funcionamento da cadeia.
  • Previsibilidade. As cadeias de suprimentos podem incluir tecnologia de digital twins para simular seu desempenho em certos cenários de inflação e volatilidade. Esse tipo de simulação permite que as empresas estejam mais preparadas para prever mudanças e melhorar a capacidade de reação diante de contextos de incerteza.
  • Flexibilidade. Uma logística flexível facilita a existência de fornecedores substitutivos, assim como o desenvolvimento de redes logísticas alternativas para adaptar os recursos do armazém de acordo com as mudanças ocorridas no contexto.

Digitalizar a logística com ferramentas de gerenciamento com um Sistema de Gerenciamento de Armazém  permite monitorar o desempenho da cadeia de suprimentos e identificar oportunidades de melhoria. Por exemplo, se o gerente da cadeia de suprimentos detectar um aumento de custos nas matérias-primas, poderá optar por trabalhar com fornecedores mais próximos, para reduzir o custo do transporte ou implementar novas estratégias de produção que otimizem o desempenho das linhas de produção.

Tecnologia para atenuar a inflação na cadeia de suprimentos

O contexto inflacionista repercute no desempenho das cadeias de suprimentos globais. Em cenários de inflação, as empresas optam por ferramentas que reforçam a visibilidade da cadeia de suprimentos e permitem que os responsáveis logísticos possam tomar decisões baseadas em seu desempenho real.

Fonte : https://www.mecalux.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários