Especialista em recrutamento e seleção explica por que essas leituras podem inspirar os que estão em busca de crescimento em sua organização
Chegar à liderança
não é uma tarefa fácil. É necessário dedicação, olhar analítico e, ao mesmo
tempo, empatia, afinal não se trata apenas de resultados, e sim da união de um
grupo de pessoas por um objetivo comum.
Dada
essa complexidade, muitas vezes, quando a gestão não está bem-preparada, há até
mesmo alto índice de turnover.
Um estudo
da Gallup, por exemplo,
demonstra que 50% dos americanos pedem demissão por causa do chefe. Por outro
lado, a mesma pesquisa aponta que o líder tem influência de até 70%
no engajamento dos funcionários com o negócio,
o que demonstra o tamanho do impacto que uma boa liderança tem nas companhias.
Apesar
de desafiador, o principal segredo para se tornar um líder de sucesso é, além
do conhecimento técnico, apresentar uma boa comunicação e soluções rápidas
diante dos problemas do dia a dia, como explica Debora Herdeiro, Gerente de
Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores empresas de RH do país.
“Ter
uma comunicação efetiva e clara e um olhar estratégico voltado para soluções de
crises são algumas das características de um líder eficiente. Gestores também
devem sempre estar atentos à sua equipe. Por isso, ter um bom relacionamento
com o time é fator primordial”.
Para
reunir conhecimento teórico e evoluir na carreira, a especialista indica três
livros que todo profissional deve ler.
- A arte da Guerra, de Sun Tzu
Um
clássico escrito no século IV a.C, o livro, cujo enredo traz os conceitos mais
utilizados nas estratégias militares ao longo dos anos, mostra como um bom
plano pode trazer resultados incríveis. Aplicado aos dias atuais e ao
funcionamento das corporações, reforça como um líder deve pensar em estratégias
eficazes para a realização de tarefas do cotidiano.
- Decisão: como grandes líderes fazem escolhas, de Warren
Bennis e Noel M. Tichy
Líderes
tomam decisões, sejam elas pequenas ou grandes, que impactam todo o time. Neste
livro, os autores ensinam técnicas para alcançar alta performance com
comunicação e organização, no ambiente de trabalho.
- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen
Covey
Apesar
de indicado para o gerenciamento de startups, o livro é bem abrangente e lista
alguns passos importantes para que um líder seja capaz de alcançar o sucesso
esperado. O autor também reforça a importância de entender as mudanças que
acontecem no ambiente de trabalho, como troca de funções, pessoas e atividades.
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