70% das empresas usam WhatsApp em suas estratégias de marketing, mostra pesquisa

 O brasileiro não se vê mais sem o WhatsApp. Hoje, tanto para relações pessoais quanto comerciais, a ferramenta tornou-se essencial como intermediário da comunicação instantânea. O Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, mostra que pelo menos 70% das companhias brasileiras usam a ferramenta, 10% a mais do que apurado em 2023.



70% também é a porcentagem de empresas que declararam que o canal possui a maior taxa de sucesso no contato com o Leads, seguido por visita presencial (32%) e telefone (31%).

“O WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Este cenário impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de marketing e de vendas. Por se tratar de um canal versátil, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de Leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda”, conta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Modelos de negócios

As empresas B2C são as que mais adotam o modelo de comunicação e vendas via WhatsApp (72%), contra 61% das empresas B2B.

Já com relação às empresas que não usam a ferramenta para este fim, 31% alegaram falta de conhecimento para uso estratégico da plataforma.

“Esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, o foco no cliente, a maturidade do mercado e a busca por uma vantagem competitiva. As empresas que ainda não estão utilizando o conversacional, sejam B2B e B2C, devem considerar os benefícios que o conversacional pode trazer para os negócios, como a oportunidade de construir relacionamentos de confiança e a longo prazo com seus clientes, para nutrir esses relacionamentos, fornecer informações, suporte e valor contínuo aos clientes”, explica Bernardo.

Mil e uma funcionalidades

Por ser acessível a uma ampla variedade de empresas, as formas de uso também são as mais diversas: desde envio manual de mensagens individuais até listas de transmissão (45%).

Outras formas exploradas pelas empresas:

  • Captação de leads via botão de WhatsApp (44%);
  • Captação de leads via anúncio de mídia paga (39%);
  • Esforço manual representa 56% das respostas;

Os lojistas apontaram também a dificuldade em medir resultados (43%) e a falta de engajamento da base engajada (35%).

“Apesar do aumento na utilização do WhatsApp, há ainda diversas oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos. Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação dos clientes. Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, para garantir eficiência operacional e atender às necessidades da empresa no momento adequado”, conclui Brandão.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br

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