Sindicato das empresas de Transportes expressa preocupação com descontinuidade do Óleo Diesel S500 e seus efeitos no setor

 Presidente do SETCERGS critica impacto da medida e pede atenção ao setor agrícola e logístico



A recente Portaria ANP nº 254, publicada em 29 de julho de 2024, estabelece a descontinuidade dos óleos diesel S500 e S1800. A medida tem como objetivo substituir esses combustíveis pelo óleo diesel S10, com menor teor de enxofre, mas pode acarretar sérias repercussões para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) e para o setor agrícola. Um novo grupo de trabalho, criado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), será responsável por elaborar um plano e cronograma para a transição. A proposta gerou grande apreensão.

 

“O impacto da descontinuidade do óleo diesel S500 e S1800 é devastador para pequenos produtores rurais e para empresas que utilizam máquinas agrícolas. O biodiesel pode acelerar a deterioração dos equipamentos quando as máquinas ficam inativas, o que pode levar muitos produtores à falência”, afirmou Sérgio Mário Gabardo, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS).

 

O presidente do SETCERGS reforça que a medida afetará pequenos transportadores, incluindo microempresas e autônomos com caminhões que não são compatíveis com biodiesel. Muitos desses veículos operam de forma intermitente, no transporte de cargas e na movimentação de safras agrícolas, e teriam dificuldades operacionais com o combustível biodiesel ficando parado no tanque. 

 

O grupo de trabalho terá até seis meses para concluir seu plano.

 

Fonte : Sobre o SETCERGS


O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.

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