Sindicato das empresas de Transportes expressa preocupação com descontinuidade do Óleo Diesel S500 e seus efeitos no setor
Presidente do SETCERGS critica impacto da medida e pede atenção ao setor agrícola e logístico
A
recente Portaria ANP nº 254, publicada em 29 de julho de 2024, estabelece a
descontinuidade dos óleos diesel S500 e S1800. A medida tem como objetivo
substituir esses combustíveis pelo óleo diesel S10, com menor teor de enxofre,
mas pode acarretar sérias repercussões para o setor de Transporte Rodoviário de
Cargas e Logística (TRCL) e para o setor agrícola. Um novo grupo de trabalho,
criado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),
será responsável por elaborar um plano e cronograma para a transição. A
proposta gerou grande apreensão.
“O
impacto da descontinuidade do óleo diesel S500 e S1800 é devastador para
pequenos produtores rurais e para empresas que utilizam máquinas agrícolas. O
biodiesel pode acelerar a deterioração dos equipamentos quando as máquinas
ficam inativas, o que pode levar muitos produtores à falência”, afirmou Sérgio
Mário Gabardo, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e
Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS).
O
presidente do SETCERGS reforça que a medida afetará pequenos transportadores,
incluindo microempresas e autônomos com caminhões que não são compatíveis com
biodiesel. Muitos desses veículos operam de forma intermitente, no transporte
de cargas e na movimentação de safras agrícolas, e teriam dificuldades
operacionais com o combustível biodiesel ficando parado no tanque.
O
grupo de trabalho terá até seis meses para concluir seu plano.
Fonte : Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio
Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de
representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base
territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.
Comentários
Postar um comentário