Viagem a São Sebastião e Ilhabela vai ser mais rápida, com novo acesso na Rodovia dos Tamoios

Depois de uma série de atrasos e até algumas interrupções, as obras no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios devem ser entregues ainda este ano, com a previsão de conclusão sendo na segunda quinzena de novembro. Um novo trajeto entre Caraguatatuba e São Sebastião deve desafogar o trânsito na região. O término desta obra também representa a conclusão do complexo da Tamoios, mais de 10 anos depois do anúncio do início dos trabalhos.



A construção da Rodovia dos Tamoios, especialmente o Contorno Sul, está prestes a transformar o acesso e o desenvolvimento do litoral norte de São Paulo, com conclusão prevista para novembro de 2024.

Em novembro de 2024, a fase final da construção do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios deve ser concluída, marcando um passo significativo na infraestrutura de São Paulo. Esse trecho de 33,9 km promete revolucionar o transporte e o desenvolvimento do litoral norte do estado, conectando com eficiência o Vale do Paraíba às cidades litorâneas.

A construção do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios está a todo vapor, com 97% da obra já concluída. Esta nova etapa não é apenas uma simples extensão da rodovia existente, mas sim uma verdadeira revolução no acesso ao litoral norte de São Paulo. O trecho vai aliviar o trânsito no centro de Caraguatatuba, um dos principais gargalos da região, e reduzir o tempo de viagem até Ubatuba.
Investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão na construção

A construção, que exigiu um investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, é uma das maiores empreitadas de engenharia rodoviária do país. A construção inclui uma ponte de dois andares e túneis de alta tecnologia, como o impressionante túnel Antônio de Queiroz Galvão, que, com seus 5.555 metros, se tornou vários o maior túnel rodoviário do Brasil. Essa obra monumental é desenvolvida a alguns dos mais avançados projetos rodoviários internacionais.

Rodovia dos Tamoios

O Contorno Sul se integra perfeitamente à já existente Rodovia dos Tamoios, que em sua totalidade se estende por 83,4 km, ligando São José dos Campos a Caraguatatuba. O projeto não só melhorou a mobilidade, mas também promoveu o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Contorno Sul e Contorno Norte

O Contorno Sul, junto com o Contorno Norte, entregue parcialmente em dezembro de 2023, são partes de um plano maior de modernização da Rodovia dos Tamoios. O Contorno Norte, com cerca de 8 km de novas pistas, já está facilitando o acesso a praias populares como Maresias e Ubatuba, eliminando a necessidade de atravessar áreas congestionadas.

A construção desses contornos foi um desafio técnico e ambiental. Construir uma rodovia moderna no meio da Mata Atlântica, minimizando o impacto ambiental, foi uma das maiores preocupações dos engenheiros. Para isso, foram utilizadas tecnologias inovadoras, como o uso de sistemas de cabos suspensos (cabo guindaste) para o transporte de materiais sem a necessidade de abrir novas vias na floresta.

O sistema de segurança da rodovia também impressiona

A Rodovia dos Tamoios está equipada com sistemas de monitoramento e comunicação de última geração, incluindo câmeras de detecção automática de incêndios e pontos de apoio estrategicamente posicionados ao longo da estrada. A rodovia conta com um ecoduto, o maior do Brasil, com 45 metros de largura, permitindo a passagem segura de animais silvestres

m termos de inovação tecnológica, a construção da Rodovia dos Tamoios coloca o Brasil em destaque no cenário internacional. Comparado às grandes obras rodoviárias globais, como os túneis da Noruega ou as estruturas complexas da China, a Tamoios não deixa a desejar em termos de engenharia e respeito ao meio ambiente.

Com a conclusão da construção do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, o litoral norte de São Paulo está prestes a vivenciar uma nova era de desenvolvimento e conectividade. Esta obra promete não apenas facilitar o transporte, mas também transformar a dinâmica econômica e turística de toda a região, consolidando-se como um marco na engenharia rodoviária brasileira.

Fonte : https://clickpetroleoegas.com.br

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