Pagamentos eletrônicos ajudam a economizar e a preservar o meio ambiente

Um estudo realizado pela organização PayItGreen mostra que o simples fato de deixar de pagar as contas em papel e passar a pagá-las via internet reduz significativamente o número de árvores derrubadas e a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera,
além de diminuir em aproximadamente US$ 150 os gastos que cada cidadão tem por ano com taxas do banco, combustível para ir até a agência, entre outros encargos bancários.
De acordo com o levantamento - feito nos Estados Unidos - cada americano recebe, em média, 19 contas e correspondências bancárias por mês e fazem sete desses pagamentos por papel. Se 20% das famílias trocassem essa forma de pagamento pela eletrônica, no final de um ano, seria possível evitar o desmatamento de uma área com 48.562 metros quadrados.
Benefícios
"Abandonar o uso do papel e passar a gerenciar eletronicamente suas finanças pode parecer uma pequena ação, mas tem um grande impacto ambiental", afirmou o co-presidente da organização, Stuart Williams.

O estudo mostra, ainda, outros benefícios que os pagamentos eletrônicos trazem aos consumidores. De acordo com o texto, pessoas que pagam as contas online ganham tempo, já que fazem isso em menos de 15 minutos, enquanto os que vão até o banco chegam a gastar duas horas por mês.

Além disso, a entidade afirma que um esforço conjunto para fazer as transações bancárias eletronicamente poderia resultar na economia de 68,5 mil toneladas de papel, evitar o enchimento 8,6 milhões de sacos de lixo e evitar a produção de 2 milhões de toneladas de emissões de CO2.

O grupo, formado em 2007, tem o objetivo de divulgar o impacto ambiental positivo dos pagamentos eletrônicos.

Postar um comentário

0 Comentários