Pallet de Madeira ou Plástico?

Veja a seguir algumas dicas para escolher entre madeira e plástico no momento de definir seu pallet:


A escolha do pallet adequado pode fazer importante diferença na operação logística de uma empresa.   Os pallets de madeira são mais comuns, mas os de plástico também possuem suas vantagens.
Conheça bem as diferenças. Os pallets de madeira são recicláveis, podem ser consertados, custam menos e suportam mais peso que o plástico.  No entanto, eles também são mais afetados pela umidade, podem soltar farpas e hospedar pragas.   Os pallets de plástico são mais duráveis, limpos, resistentes a variações no ambiente e livres de pragas.  Ao mesmo tempo, possuem um custo consideravelmente maior, não são facilmente reparáveis e são menos robustos.
Considere sua indústria. Indústrias nas quais há um ciclo fechado no qual o pallet de volta para a empresa, os pallets de plástico podem ser uma boa opção, já que não há o custo de adquirir novos pallets conforme os embarques vão saindo.
Determine o peso de seus embarques atuais e futuros. Os pallets de plástico costumam ter limites de peso mais baixos do que os de madeira, e o último que você quer é ter um estoque de pallets que não poderá usar.
Avalie os impactos ambientais. Os pallets de plástico possuem uma vida mais longa, mas quando danificados dificilmente serão reparados, além de possuir um processo de reciclagem mais complexo.  Pallets de madeira podem ser reparados e reciclados com maior facilidade.
Calcule os custos. Faça simulações do consumo de pallets, estimando o tempo de vida e o estoque que sua empresa deverá manter.  O preço do pallet em si não quer dizer muita coisa.
Determine os usos do pallet. Em alguns casos, o produto será exibido na loja ainda dentro do pallet.  Neste caso, pallets de plástico podem dar uma impressão melhor ao cliente.
Conheça as regras de segurança relativas a incêndios. Os pallets de plástico queimam a uma temperatura muito maior que os de madeira, e em alguns casos podem ser necessários para atender regulamentações de segurança.
Avalie as regras de exportação. Caso seu produto vá para o exterior, estude as regras que se aplicam em cada destino.  No caso de plástico, o custo pode ser proibitivos porque você dificilmente receberá o pallet de volta.  Pallets de madeira devem seguir regras específicas em relação ao tratamento da madeira contra pragas.

Postar um comentário

0 Comentários