As 12 Melhores práticas das operações em Armazéns

A gestão de um Armazém é complexa, mas quando bem feita, pode reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar sua eficiência operacional. Para garantir que seu armazém receba e envie produtos a tempo de atender a todos pedidos, operações eficientes devem ser implementadas.

1 - Coleta de dados automática

A coleta de dados automática não apenas reduz enormemente o tempo, mas também reduz significativamente a probabilidade de erros na operação. A maioria dos armazéns e centros de distribuição estão utilizando códigos de barras e identificação por radiofrequência (RFID), o que lhes permite agilizar o processo de coleta de dados.
Qualquer passo que possa ser automatizado significa menos uma etapa para gerenciar. Além disso, os dados são muito mais precisos dessa maneira.


2- Separação de Pedidos (Hands Free)


A tecnologia está constantemente avançando, especialmente para os responsáveis pelas operações de armazéns. Indo além dos scanners manuais, sistemas de seleção por voz ou pick-to-light agora aceleram o processo de separação.
Esses sistemas não apenas agilizam as operações, mas tornam o processo de separação de pedidos muito mais preciso.

3 - Registre cada movimento como uma transação

Qualquer etapa no processo de armazenam que não possa ser rastreada ou registrada como uma transação deve ser eliminada. Mais frequentemente, essas etapas são desnecessárias e devem ser adicionadas à lista "corrigir".
Quando essas circunstâncias ocorrem, elas são chamadas de "turnback" e devem ser relatadas. Isso permite que os que estão no comando encontrem soluções para não deixar isso acontecer da próxima vez.

4 - Processos de Sincronização de Dados

A sincronização de dados ajuda a melhorar a visibilidade e agiliza as tarefas de integração de dados nas operações do Armazém. Essa abordagem padroniza os dados do produto e atualiza os dados com as informações mais recentes do SKU diretamente dos fornecedores. Essa integração é muito econômica, reduz conflitos e elimina processos de re-codificação.

5 - Implementar um processo de devoluções eficiente

A devolução dos produtos são iminentes. Não só são dolorosos de lidar como também são fundamentalmente complexos para operações do armazém. Todos os itens que retornam devem ser identificados, atribuídos a uma conta, deixados à disposição e, em seguida, classificados para processamento.
Este processo é difícil de automatizar e desafiador com documentação simples de papel e caneta. Existem sistemas especializados, como o WMS, que pode suportar o processo de devolução, se utilizados adequadamente.

6 - Prática de contagem Cíclica

A implementação de uma contagem cíclica contínua é outra maneira de reduzir significativamente o tempo e os custos. Em vez de realizar uma auditoria completa do estoque a cada poucas semanas / meses, a introdução de programas de contagem cíclica quinzenais / semanais ajudará a avaliar melhor a acuracidade do inventário com o mínimo de interrupção. Ao concentrar-se na contagem cíclica para remessas de alta demanda, os itens cruciais serão reabastecidos a tempo.

7 - Programação de entregas simultâneas

Os armazéns com várias configurações de doca têm a oportunidade de agilizar o trabalho de descarregamento. Ao programar as remessas para chegarem simultaneamente se impede as interrupções e consolida o trabalho. Isso permite alto desempenho e contribui para a pontualidade que aumenta a eficiência das operações de armazenamento.

8 - Utilize Cross-docking

Cross-docking é quando os produtos são carregados de um transporte para outro e onde é ignorado completamente os processos de armazenagem. Isso elimina o intermediário e ajuda a carregar os itens rapidamente. Principalmente usado com entregas LTL, muito eficaz para grandes centros de distribuição.

9 - Estabeleça seus KPIs de Estoque

Os KPIs de estoque medem seu desempenho em uma área específica em um período de tempo específico para uma determinada meta. Eles ajudam a eliminar a adivinhação, dando-lhe marcos claros para trabalhar toda semana, trimestre ou ano. Com eles, você terá os dados necessários para tomar decisões estratégicas e inteligentes para o seu armazém.

10 - Implemente protocolos de segurança no armazém

Faça da segurança do armazém a sua prioridade máxima. As empresas que não promovem a segurança geralmente se dá devido a tempo insuficiente, recursos inadequados ou oportunidades para cortar custos. No entanto, a longo prazo, um armazém seguro oferece mais economia de custos, interrupções e problemas no local de trabalho podem ser resolvidos mais rapidamente, bem como a vida geral da infraestrutura do armazém é muito mais extensa.

11- Faça uso do espaço vertical

É importante aproveitar todo o espaço disponível em um armazém - isso inclui do chão ao teto, não apenas de parede a parede. O rack de paletes é uma solução de armazenamento fácil de usar e é também a forma mais comum de armazenar cargas. Isso é usado na maioria dos armazéns, fábricas, operações de armazéns comerciais e até lojas de varejo.

12 - Comunicação Efetiva

A comunicação clara com os trabalhadores permite que as metas e os processos organizacionais sejam atendidos.
Essa prática chave é extremamente eficaz para as operações, uma vez que é bastante comum que a maioria dos gerentes não conseguem criar um ambiente com comunicação aberta e clara. A produtividade dos funcionários também aumenta como resultado direto de uma comunicação eficaz.

Conclusão

Essas 12 práticas, quando utilizadas em conjunto, melhorarão efetivamente as operações do Armazém.
Toda empresa tem suas próprias necessidades e exigências, e deve estar sempre atenta para melhorar as operações, isso lhes proporcionará uma melhor vantagem competitiva.
Você precisa ter certeza de que seus bens estão corretamente no lugar e permanecer organizado ajudará a sua empresa a ficar no topo do seu negócio.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Postar um comentário

0 Comentários